Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
FMS REBATE DEPUTADO E DIZ QUE ELE FALA INVERDADES

POR MEIO DE NOTA, FUNDAÇÃO RESPONDEU FALA DO DEPUTADO LIMMA, DISSE QUE INFORMAÇÃO DADA POR ELE NÃO É VERDADE E COBROU DÍVIDA DO ESTADO

02/07/2019 18:48 - Atualizado em 02/07/2019 19:17

Charles da Silveira, presidente da FMS (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) se manifestou nesta terça-feira (2) sobre declarações do deputado estadual Francisco Limma (PT), líder do Governo Wellington Dias na Assembleia. Na segunda (1º), em entrevista ao Política Dinâmica, o petista levantou a possibilidade da Assembleia abrir uma CPI para investigar a retenção da regulação de pacientes do interior para a capital, atitude que estaria sendo praticada pela Prefeitura de Teresina.

Por meio de nota, a FMS disse que a informação dada pelo parlamentar sobre suposta retenção da regulação de pacientes internados no interior não corresponde à verdade. A Fundação garante que as transferências inter-hospitalares são realizadas normalmente e que em 2018 foram feitas 35.272, sendo 10.862 de hospitais do interior para a capital. De janeiro a junho de 2019, foram contabilizadas 18.534 transferências, sendo 5.476 vindas do interior.

A FMS ainda afirma que o deputado Limma confunde a população quando fala que Teresina recebe 52% dos recursos da média e alta complexidade (MAC), provenientes do Governo Federal. A Fundação explica que ele leva o povo a crer que esse percentual é repassado para livre disposição da Prefeitura de Teresina, o que não é verdade. Na realidade, a capital administra o fundo municipal de saúde, que contém o montante recebido, paga despesas próprias dos hospitais municipais que ofertam o serviço de alta e média complexidade, mas também repassa valores à Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) referentes às suas respectivas produções nos hospitais gerenciados pelo Estado e situados na capital.

Limma falou até em abertura de CPI na Alepi (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Para rebater a fala do deputado petista, a FMS lembra também que o Governo do Estado, do qual Limma é líder e ferrenho defensor, deve R$ 27 milhões à Prefeitura de Teresina referentes a três anos de atrasos nos repasses do cofinanciamento da saúde, dinheiro que o Estado deveria repassar ao município. A dívida do Governo de Wellington Dias com a saúde de Teresina vem desde 2016 e, segundo a FMS, compromete gravemente o financiamento de ações da saúde na capital, que precisa carregar a saúde do Estado nas costas.

No texto enviado ao PD, a FMS informa que investiu 34% do seu recurso próprio em ações e serviços de saúde no ano de 2018, o que corresponde a mais do que o dobro exigido na Lei Complementar n 141/12. Para a Fundação, fica notório o alto investimento da Prefeitura nessa área, para atender os pacientes teresinenses, os regulados e também os pacientes oriundos do interior que buscam espontaneamente os serviços de saúde na capital.

A nota encerra afirmando a necessidade de haver cooperação de todos os entes federativos para que haja fluidez de toda a rede de saúde, tanto no que diz respeito ao aspecto financeiro, incluindo a revisão da Programação Pactuada Integrada, quanto do fortalecimento de toda a rede de saúde do Piauí, com a melhor estruturação dos hospitais regionais.

Confira a nota da FMS na íntegra AQUI.

Comentários (2)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
    air max 270 em 22 de julho de 2019 às 02:07

    Thank you for each of your labor on this blog. Debby loves carrying out internet research and it's really obvious why. I learn all concerning the powerful way you provide priceless ideas through the web blog and in addition foster response from website visitors about this article and my girl is always studying a whole lot. Take pleasure in the remaining portion of the new year. Your performing a superb job. air max 270

    jordan 6 em 20 de julho de 2019 às 08:07

    Thank you for all your efforts on this web page. Ellie take interest in going through investigations and it's really obvious why. A lot of people hear all regarding the lively ways you produce helpful things by means of your web blog and as well boost participation from website visitors on the area while our favorite daughter is studying a lot. Have fun with the rest of the new year. You have been conducting a great job. jordan 6 [url=http://www.jordan6.us.com]jordan 6[/url]

Notícias relacionadas
NO PASSADO, TUDO PODIA
NO PASSADO, TUDO PODIA
TCHAU, PSL!
TCHAU, PSL!
BOLSONARO E A COR ROSA
BOLSONARO E A COR ROSA
GOLPE DENTRO DO PT
GOLPE DENTRO DO PT