A vereadora Cida Santiago (PHS) está inconformada com a não liberação das emendas impositivas a que ela tem direito na Prefeitura de Teresina. Cida suspeita que esteja sendo alvo de retaliação por fazer parte da pequena bancada de oposição ao prefeito Firmino Filho (PSDB) na Câmara Municipal de Teresina. Outros oposicionistas também têm reclamado.
"Se os vereadores da base não estão reclamando ou estão satisfeitos, eu acredito que nós da oposição ou que somos independentes estamos sendo retaliados com a não liberação das emendas. O que nós queremos é saber onde está sendo aplicado esse montante e porque nós da oposição não temos o mesmo direito que os outros vereadores", desabafou.
Cada vereador da capital tem direito a R$ 800 mil em emendas impositivas por ano. Segundo Cida, de 2015 para cá apenas uma emenda impositiva dela foi efetivada pelo Executivo Municipal. Nesta quarta-feira (7), o vereador Dudu (PT) também reclamou do assunto.
PREFEITURA SE MANIFESTA
Em nota, a Prefeitura de Teresina esclareceu que as emendas têm natureza impositiva e são liberadas de forma isonômica e equitativa entre os vereadores, não havendo discriminação ou uso político dos recursos. Ainda de acordo com a PMT, o município vem cumprindo, conforme mandamento constitucional, com a aplicação mínima em gastos com saúde e educação, assim como a manutenção da máquina administrativa e com o recurso de pessoal.
Ainda assim, a pedido da líder do prefeito na Câmara, vereadora Graça Amorim (PMB), haverá uma audiência entre os vereadores e os representantes das secretarias de Governo e de Planejamento na próxima terça-feira (13). Na oportunidade, serão esclarecidas quaisquer dúvidas e respondidos os questionamentos dos vereadores sobre este e outros assuntos.
Comente aqui