Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
EDUCAÇÃO NO PAU DE ARARA

NA REGIÃO NORTE DO PIAUÍ, ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL SÃO TRANSPORTADOS EM VEÍCULOS PAU DE ARARA. POLÍTICA DINÂMICA FLAGROU DESCASO

19/09/2019 17:00 - Atualizado em 19/09/2019 17:35

Vaículo pau de arara lotado de estudantes (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A reportagem do Política Dinâmica percorreu esta semana cerca de 190 km até a cidade de Castelo do Piauí, na região Norte do Estado. Lá, estudantes da rede estadual de ensino são transportados em veículos abertos e de carroceria, os chamados "paus de arara".

Passava das 17h quando a equipe do PD chegou à Unidade Escolar Estadual Francisco Sales Martins, instituição que recebe alunos da zona urbana e de comunidades rurais. Poucos minutos depois, começaram a chegar os carros do transporte escolar, entre eles os paus de arara. Em pelo menos dois veículos, uma cobertura foi improvisada na carroceria.

Dezenas de alunos da zona rural começaram a subir. Abordado pela reportagem, o proprietário de um dos paus de arara, de nome Marlon, disse que o carro dele era o único de carroceria que fazia transporte escolar e estava lotado naquele dia porque outro veículo tinha quebrado. O trajeto feito por ele é de 40 km até uma localidade chamada Barreiro.

Carro lotado de alunos na carroceria (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O proprietário, que também é motorista do pau de arara, ainda argumentou que o trajeto só pode ser feito por carros daquele tipo, já que três passagens molhadas ao longo da estrada impedem a circulação de ônibus. No entanto, as versões logo caíram por terra. Outros paus de arara chegaram à escola, mostrando que o carro dele não era o único.

Veja o vídeo!


Numa esquina da escola, outro pau de arara saiu com destino à zona rural lotado de alunos. A reportagem do Política Dinâmica seguiu um dos carros. Numa estrada de terra e com muita poeira, vários alunos se espremiam na carroceria da caminhonete D-20. Ao perceber que era seguido, o motorista dirigiu em alta velocidade para fugir da reportagem.

Estudantes também sofrem com a poeira (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O PD seguiu o pau de arara lotado por cerca de 10 km, mas desistiu por conta do risco da velocidade e da poeira intensa que prejudicava a visibilidade. Apesar da poeira, as condições da estrada vicinal no trecho percorrido pela reportagem eram boas e qualquer veículo, inclusive ônibus, podem trafegar, diferente da versão de um dos motoristas.

SEM TRANSPORTE, ALUNOS DESISTIRAM

Pedindo para não ter a identidade revelada por medo de retaliação, uma funcionária da escola Francisco Sales Martins contou ao PD que a situação do transporte escolar só piorou ao longo dos últimos três anos. Segundo ela, em alguns períodos nem mesmo pau de arara para transportar os alunos teve e por isso alguns alunos desistiram de frequentar a escola.

Estudantes da zona rural na carroceria do carro (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Ainda conforme a servidora, mais da metade dos alunos do período da tarde é transportada em paus de arara para as comunidades rurais de Castelo do Piauí.

DIRETORA NÃO FALA

Na escola, a reportagem do Política Dinâmica aguardou a chegada da diretora, de nome Fátima Damasceno. Somente por volta das 18h30 ela chegou à escola e recebeu a equipe na sala da diretoria. Questionada sobre a situação, ela admitiu o uso de veículos paus de arara no transporte dos estudantes, mas não quis gravar entrevista sobre o assunto.

A escola Francisco Sales Martins, em Castelo (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Ao ser perguntada se gravaria, ela pediu um instante para ligar para um superior. Ao voltar, disse que não iria gravar e que o superior mandou a reportagem procurar a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Segundo ela, a Seduc sabe da realidade vivida pelos estudantes de Castelo do Piauí.

Veículo percorre vários quilômetros lotado (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

SEDUC PROMETE NOTIFICAR EMPRESA

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que a empresa responsável pelo transporte escolar da Unidade Francisco Sales Martins será notificada por não estar cumprindo as obrigações contratuais. [É a empresa que subcontrata donos de veículos no município para fazer o serviço, prática que foi condenada pela Controladoria Geral da União e pela Polícia Federal no âmbito da Operação Topique].

A Seduc informou também que uma nova licitação de transporte escolar está em fase de finalização e irá beneficiar quase 50 mil alunos da rede pública. Conforme a secretaria, a nova licitação vai garantir transporte de qualidade, com acessibilidade e conforto, com todos os veículos equipados com GPS, de forma que as rotas sejam monitoradas.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
BIVAR NEGOCIA FUSÃO DO PSL COM O PP; CIRO NEGA
BIVAR NEGOCIA FUSÃO DO PSL COM O PP; CIRO NEGA
ELMANO DEFENDE PRISÃO NA 2ª INSTÂNCIA
ELMANO DEFENDE PRISÃO NA 2ª INSTÂNCIA
DNIT VAI REPASSAR R$ 26 MILHÕES PARA O ESTADO
DNIT VAI REPASSAR R$ 26 MILHÕES PARA O ESTADO
FIRMINO ADMITE SAID ENTRE “CANDIDATÁVEIS”
FIRMINO ADMITE SAID ENTRE “CANDIDATÁVEIS”