EDUCAÇÃO NO PAU DE ARARA

Vaículo pau de arara lotado de estudantes (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A reportagem do Política Dinâmica percorreu esta semana cerca de 190 km até a cidade de Castelo do Piauí, na região Norte do Estado. Lá, estudantes da rede estadual de ensino são transportados em veículos abertos e de carroceria, os chamados "paus de arara".

Passava das 17h quando a equipe do PD chegou à Unidade Escolar Estadual Francisco Sales Martins, instituição que recebe alunos da zona urbana e de comunidades rurais. Poucos minutos depois, começaram a chegar os carros do transporte escolar, entre eles os paus de arara. Em pelo menos dois veículos, uma cobertura foi improvisada na carroceria.

Dezenas de alunos da zona rural começaram a subir. Abordado pela reportagem, o proprietário de um dos paus de arara, de nome Marlon, disse que o carro dele era o único de carroceria que fazia transporte escolar e estava lotado naquele dia porque outro veículo tinha quebrado. O trajeto feito por ele é de 40 km até uma localidade chamada Barreiro.

Carro lotado de alunos na carroceria (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O proprietário, que também é motorista do pau de arara, ainda argumentou que o trajeto só pode ser feito por carros daquele tipo, já que três passagens molhadas ao longo da estrada impedem a circulação de ônibus. No entanto, as versões logo caíram por terra. Outros paus de arara chegaram à escola, mostrando que o carro dele não era o único.

Veja o vídeo!


Numa esquina da escola, outro pau de arara saiu com destino à zona rural lotado de alunos. A reportagem do Política Dinâmica seguiu um dos carros. Numa estrada de terra e com muita poeira, vários alunos se espremiam na carroceria da caminhonete D-20. Ao perceber que era seguido, o motorista dirigiu em alta velocidade para fugir da reportagem.

Estudantes também sofrem com a poeira (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O PD seguiu o pau de arara lotado por cerca de 10 km, mas desistiu por conta do risco da velocidade e da poeira intensa que prejudicava a visibilidade. Apesar da poeira, as condições da estrada vicinal no trecho percorrido pela reportagem eram boas e qualquer veículo, inclusive ônibus, podem trafegar, diferente da versão de um dos motoristas.

SEM TRANSPORTE, ALUNOS DESISTIRAM

Pedindo para não ter a identidade revelada por medo de retaliação, uma funcionária da escola Francisco Sales Martins contou ao PD que a situação do transporte escolar só piorou ao longo dos últimos três anos. Segundo ela, em alguns períodos nem mesmo pau de arara para transportar os alunos teve e por isso alguns alunos desistiram de frequentar a escola.

Estudantes da zona rural na carroceria do carro (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Ainda conforme a servidora, mais da metade dos alunos do período da tarde é transportada em paus de arara para as comunidades rurais de Castelo do Piauí.

DIRETORA NÃO FALA

Na escola, a reportagem do Política Dinâmica aguardou a chegada da diretora, de nome Fátima Damasceno. Somente por volta das 18h30 ela chegou à escola e recebeu a equipe na sala da diretoria. Questionada sobre a situação, ela admitiu o uso de veículos paus de arara no transporte dos estudantes, mas não quis gravar entrevista sobre o assunto.

A escola Francisco Sales Martins, em Castelo (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Ao ser perguntada se gravaria, ela pediu um instante para ligar para um superior. Ao voltar, disse que não iria gravar e que o superior mandou a reportagem procurar a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Segundo ela, a Seduc sabe da realidade vivida pelos estudantes de Castelo do Piauí.

Veículo percorre vários quilômetros lotado (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

SEDUC PROMETE NOTIFICAR EMPRESA

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que a empresa responsável pelo transporte escolar da Unidade Francisco Sales Martins será notificada por não estar cumprindo as obrigações contratuais. [É a empresa que subcontrata donos de veículos no município para fazer o serviço, prática que foi condenada pela Controladoria Geral da União e pela Polícia Federal no âmbito da Operação Topique].

A Seduc informou também que uma nova licitação de transporte escolar está em fase de finalização e irá beneficiar quase 50 mil alunos da rede pública. Conforme a secretaria, a nova licitação vai garantir transporte de qualidade, com acessibilidade e conforto, com todos os veículos equipados com GPS, de forma que as rotas sejam monitoradas.

Comente aqui