CLIMA DE ANIMOSIDADE NA BASE DE FIRMINO

Vereadores se reuniram com Silvio na FMS (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Na reunião de vereadores com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Silvio Mendes nesta sexta-feira (15), foi visível um certo clima de animosidade entre alguns vereadores da base do prefeito Firmino Filho (PSDB). O encontro contou com a presença de 12 parlamentares, entre eles Deolindo Moura (PT), o único da oposição a comparecer. Marquim Monteiro (PRTB) e Dr. Lázaro (PPS) chegaram no final.

Durante o encontro, onde Silvio explicou aos vereadores a polêmica sobre a reorganização de UTIs Neonatais em Teresina, a líder Graça Amorim (PMB) aproveitou para fazer uma queixa diante dos colegas. Ela disse que todas as explicações que Silvio acabara de dar, ela também deu aos vereadores durante as discussões no plenário da Câmara e mesmo assim alguns optaram por fazer polêmica sobre o caso. No momento em que Graça fazia a queixa, o vereador Joaquim do Arroz (PRP) balançou negativamente a cabeça discordando da postura da líder.

Líder Graça Amorim intermediou reunião (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Outro momento de animosidade foi quando Teresa Britto (PV) começou falar. Ela iniciou lamentando e criticando a ausência do vereador Dr. Lázaro, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara e até então não havia chegado para a reunião.

Graça Amorim interveio dizendo que Lázaro tinha mandado mensagem justificando, mas Teresa rebateu imediatamente falando que nada justificava a ausência dele no encontro. Em entrevista após ter chegado na reunião, Dr. Lázaro contra-atacou e disse que a postura de Teresa Britto ainda deve ser resquício da eleição para presidência da Comissão de Saúde da Câmara, quando ela queria o cargo, mas ele foi o escolhido.

Teresa criticou Lázaro, mas teve resposta (Fotos: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Ao final do encontro, o vereador Joaquim do Arroz, que havia balançado a cabeça negativamente na reunião, criticou Graça Amorim. Ele disse que um líder não é feito para blindar secretário e nem o Poder Executivo. Para o parlamentar, a figura do líder em um parlamento serve para levar a comunicação do Executivo ao Legislativo, algo que, segundo ele, Graça não tem feito.

“A nossa líder se preocupou apenas em blindar o Dr. Silvio Mendes, mas ela mesma disse aqui que recebeu informações dele sobre o problema [das UTIs Neonatais]. Em nenhum momento ela repassou esse detalhamento técnico para a gente. Se ela recebeu como ela diz, ela ficou com essas informações para ela”, alfinetou.

Ele ainda criticou um colega da base que tirou foto do painel de votação de Câmara e espalhou através de WhastApp insinuando que os vereadores que votaram contra a convocação de Silvio Mendes para audiência na Casa haviam sido favoráveis ao fechamento de maternidades. “Ninguém é louco de fazer isso. Vereador tem que ter responsabilidade”, disse sem citar o nome do colega que teria espalhado a foto.

Joaquim criticou postura de Graça Amorim (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

LÍDER SE DEFENDE
Graça explicou que fez a queixa diante de Silvio Mendes para mostrar aos vereadores da base que ela não cria respostas em nome do Poder Executivo durante as discussões que ocorrem no plenário da Câmara. Apesar disso, afirmou que compreende que as explicações dadas pelo próprio gestor se tornam mais consistentes.

“Eu apenas quis dizer que eu não crio respostas e que dou os fatos concretos. Mas eu compreendo. É muito importante que o próprio gestor possa conversar com os vereadores, pois o debate fica mais ampliado. Às vezes é porque se politiza e querem fazer audiência pública para se repetir as mesmas coisas. Aqui eles ouvem do secretário, levam para as suas bases e fazem seus esclarecimentos. É muito mais produtivo e não tem nada a esconder”, falou.

Comente aqui