VEREADORES CONTINUAM COM RAFAEL E DEIXARÃO O PP

Os vereadores Neto do Angelim (PP) e Valdemir Virgino (PP) deverão deixar o Progressistas logo após as eleições de 2022 e já iniciaram as conversas com o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), para ingressarem na sigla do gestor da capital. O imbróglio dos parlamentares com o partido do ministro bolsonarista Ciro Nogueira se iniciou quando eles decidiram apoiar a chapa do PT ao Governo do Estado e abandonar a campanha do próprio partido, que tem como candidato o governo do Estado o ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) e, como sua vice, Iracema Portella (PP), tendo ainda como candidato ao senado Joel Rodrigues, do próprio Progressistas também. 

Em julho de 2022, vereadores do PP aderiram à campanha de Rafael Fonteles (PP) e apesar da pressão na sigla, mantiveram o apoio aos petistas (foto: redes sociais)

A “traição” dos parlamentares gerou desconforto dentro do PP em Teresina, que cobrou uma postura mais enérgica do presidente municipal da sigla, vereador Aluísio Sampaio (PP). Porém, não foi o que aconteceu. Em várias declarações ao Política Dinâmica, o vereador Aluísio e outros líderes do partido diziam acreditar que Neto e Valdemir voltariam atrás das suas decisões e retornariam com o apoio do partido, mas como isso não ocorreu, os parlamentares se reuniram nesta última semana e, em comum acordo, anunciaram que eles deverão sair do partido e não sofrerão qualquer represália.

Estranho? De jeito nenhum. Não é apenas a campanha que está em jogo. Outro acordo, este administrativo com o Doutor Pessoa, pode estar envolvendo contratos com uma empresa de prestação de serviços terceirizados, a SERVFAZ. 

Antes alinhado ao Progressistas, o vereador Neto do Angelim chegou a dizer ao Política Dinâmica que apoio ao PT foi por conta de obras na sua comunidade em Teresina (foto: redes sociais)

Matéria relacionada: PP SEM PUNIÇÃO AOS INFIÉIS

“Na realidade, há muito tempo a gente vem colocando que o partido tem um direcionamento político e quem não quiser seguir, os mandatários do partido que não quiserem seguir, ficassem a vontade para sair que o partido liberaria, explicou o presidente municipal do Progressistas em Teresina, vereador Aluísio Sampaio.

O vereador Neto do Angelim disse que o Progressistas é um partido de diálogo e sua saída da sigla não terá nenhuma represália. “É um partido de acordo, desde que fomos para lá [Progressistas] que o ministro [Ciro Nogueira] disse que quem não quiser seguir o partido poderia pedir pra sair, sem problemas”, argumentou Neto.

Acordo do Progressistas com Doutor Pessoa liberou vereadores sem a perda do mandato (fotos: Jailson Soares | PD)

A decisão do parlamentar de sair do partido já parece ser um caminho sem volta, tendo em vista que ele até já comunicou à Justiça Eleitoral sobre a decisão. “Teve um acordo com o partido e vamos receber a carta de anuência do partido. Já informamos dentro da Justiça Eleitoral e estamos aguardando a liberação por parte da sigla. Então, a gente tá fazendo tudo conforme a lei para que tudo seja transitado sem nenhum problema”, destacou Angelim.

DE OLHO NO REPUBLICANOS PARA 2024

Sobre as buscas por um novo partido, o vereador Neto do Angelim disse que ele e Valdemir Virgino já tiveram uma conversa com o Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, e que o destino da dupla de parlamentares poderá ser o Republicanos.

Neto do Angelim disse que conversas com Doutor Pessoas estão avançadas, mas filiação ao Republicanos ficará pra depois das eleições (foto: redes sociais)

“Temos uma conversa bem adiantada com o prefeito. Mas, estamos esperando terminar esse período eleitoral, para decidir isso aí, se ficarmos um tempo sem partido ou se vamos para o Republicanos. (...) Acreditamos que pode ser formada uma chapa forte [no Republicanos], como hoje tem a conjuntara que depende muito da formação das chapas, você pode construir uma chapa ampla. Já estamos até discutindo com o Prefeito isso aí, e o Prefeito pediu, como vai fazer uma reforma ampla após a eleição, pediu para discutirmos nossa filiação após a eleição”, ressaltou Neto.  

REPUBLICANOS COM MAIOR BANCADA

Se confirmada a ida de Neto do Angelim e Valdemir Virgino para o Republicanos, o partido do prefeito da capital poderá contar com a maior bancada na Câmara de Vereadores. Atualmente, o partido de Doutor Pessoa tem na Câmara cinco vereadores, são eles: Levino de Jesus, Jeová Alencar, Markim Costa e, ainda, os suplentes, que ocupam uma cadeira, Antônio José Lira e Zé Filho.

Prefeito Doutor Pessoa ladeado por parlamentares do Republicanos na Câmara de Vereadores (foto: Jailson Soares/ PD)

Com a chegada de Valdemir Virgino e Neto do Angelim, o prefeito da capital poderá fechar o ano de 2023 com sete parlamentares na Câmara de Vereadores.

Comente aqui