NOTÍCIAS

ROBERT RIOS SE OFERECE AO PROGRESSISTAS

MORREU A CONVERSA DE TERCEIRA VIA: VICE DE DOUTOR PESSOA QUER A VAGA DE SUPLENTE DE SENADOR EM TROCA DO APOIO DA PREFEITURA À CAMPANHA DE SÍLVIO

26/05/2022 08:41

Após circular a informação de que a deputada Lucy Soares (PP) poderia ser a primeira suplente de Joel Rodrigues (PP) na disputa pelo Senado, um alvoroço tomou conta da Prefeitura de Teresina. O Republicanos do prefeito Doutor Pessoa está acenando para o senador Ciro Nogueira (presidente nacional do PP) em busca da mesma vaga em troca do apoio à candidatura de Sílvio Mendes (União Brasil). À frente dessa articulação estão o vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, e o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar, pré-candidato a deputado estadual pelo mesmo partido. O nome para ocupar a primeira suplência seria o do próprio Robert Rios.

E com isso, acaba a história de "3ª via" pro governo.

(Veja matéria: LUCY SUPLENTE DE JOEL)Nas eleições de 2018, Robert Rios esteve no mesmo palanque de Sílvio Mendes, apoiando a campanha de Luciano Nunes ao governo enquanto ele mesmo disputava o Senado (foto: Jailson Soares / PD).

A avaliação do Republicanos é a de que Robert e Jeová (que já desponta nas apostas como provável candidato a deputado estadual mais bem votado da capital) podem dar a Joel Rodrigues mais suporte e visibilidade em Teresina do que a deputada Lucy Soares (PP) poderia fazer. E, claro, isso conta bastante a favor da campanha de Sílvio, que teria, então, que sinalizar de alguma maneira apoio à gestão de Doutor Pessoa. 

Essa costura que está sendo feita pelas beiradas tem outros detalhes: a figura do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), não ficaria sendo exposta em campanha. Tanto na chapa de oposição de Sílvio como na base do governo do PT, a certeza é de que a estrutura da PMT é muito boa, mas a imagem do prefeito é péssima.

Vale lembrar que Teresina é vista na campanha como "trincheira definitiva" na campanha de Sílvio Mendes. O ex-prefeito tem que obter uma vantagem estrondosa sobre seu concorrente petista na capital (falam, nos bastidores, que seria algo entre 100 mil e 150 mil votos a mais que o adversário) para fazer frente à vantagem governista no interior. Robert e Jeová sabem que, apesar do desgaste de Doutor Pessoa, com o apoio da estrutura da PMT isso pode ser possível. Já contra ela, a meta de Sílvio é inatingível. 

Doutor Pessoa tem em Jeová Alencar, hoje, seu principal conselheiro político (foto: Jailson Soares / PD)

O desafio do grupo de Sílvio Mendes e Joel Rodrigues, então, passaria a ser conciliar o legado do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB) e seus adversários no mesmo palanque. 

É um malabarismo e tanto.

Eles ainda não conversaram, mas Robert já estaria preparando o terreno da aproximação (foto: Marcos Melo | PD)

O ministro Ciro Nogueira, fiador da campanha de oposição contra o PT no Piauí, informou que nunca tratou do assunto com Robert Rios, mas que os dois são grandes amigos. Fonte do PD dentro da Prefeitura e do Republicanos assegura que a intenção do partido existe. 

Até porque o prefeito Doutor Pessoa é eleitor do presidente Jair Bolsonaro (PL) e avalia que é o PT quem vai bancar quem quer que seja seu adversário em 2024. 

"Dos fantasmas do extinto PSDB, ninguém precisa mais ter medo", frisa a fonte. 

 

Comente