COMEÇAM AS INDICAÇÕES POLÍTICAS PARA O GOVERNO RAFAEL

O governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT), já tinha escolhido 10 nomes de sua equipe para governar o Estado a partir de janeiro de 2023. Essa primeira dezena de indicações foram vistas pela classe política como escolhas pessoais de Rafaels. Para o novo governador, o recado dado nas urnas com eleição acirrada entre o ex-governador Wellington Dias (PT) e o candidato ao senado Joel Rodrigues (Progressistas) mostrou que a população não anda tão satisfeita com a forma de governar do PT, que até então, tinha Wellington como representante maior no estado.

Rafael Fonteles sabe que precisará mostrar bons resultados no seu governo para se tornar nova referência do PT no Piauí (foto: Jailson Soares/ PD)

Até agora, Rafael conseguiu deixar longe das secretarias mais importantes de sua futura gestão partidos de sua base política que costumavam ‘abocanhar’ vários cargos importantes nas últimas gestões petistas. Ainda em sua campanha, Fonteles prometeu ao seu eleitorado que priorizaria nomes técnicos e sem perfil, tipicamente político, para pastas tidas como essenciais para um bom resultado de seu governo, sendo elas saúde, educação e segurança.

OS VELHOS POLÍTICOS

Já nesta segunda-feira (7/11), Rafael Fonteles anunciou 11 nomes de gestores que vão compor o seu governo, a partir de 2023. Os nomes da lista anunciada por Rafael são de indicação política de lideranças partidárias que compõe a base do governo e ajudaram eleger Fonteles. Ainda no domingo (6/11), Rafael anunciou outros dois nomes de indicações políticas para sua gestão. Ao todo, Rafael já anunciou 23 nomes para sua gestão, sendo que 10 são indicações mais técnicas e pessoaIs, o restante são indicações políticas dos partidos que compõe a base.

Treze novos nomes compõe nova lista com indicações políticas de Rafael Fonteles (fotos: ascom)

LISTA DE 13 INDICAÇÕES POLÍTICA PARA O GOVERNO

Com mais de 50 indicações para formar sua nova equipe, Fonteles não conseguirá segurar toda pressão dos aliados que o ajudaram a vencer as eleições de 2022 para se tornar Governador do Piauí e deverá ceder a maior parte de suas indicações para os aliados. Por conta disso, a lista com os nomes das indicações políticas já conta com 13 nomes anunciados por Rafael.

- Deputada estadual Janainna Marques (PT) – será a futura Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí (SDE). Reeleita nas eleições de 2022, a politica luzilandense deverá deixar a Alepi e abrirá espaço para um suplente.

Deputada estadual reeleita é uma das três deputados que vão abrir vagas para suplentes na Alepi (foto: Jailson Soares/ PD)

- Leonardo Sobral – será o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER). Atualmente, Leonardo é o diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), tendo sido indicado pelo deputado estadual reeleito João Mádison (MDB).

- Deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PT) – Reeleito deputado estadual e filho do deputado federal reeleito Flávio Nogueira e foi anunciado como novo gestor da Secretaria de Estado de Infraestrutura do Piauí (Seinfra). Na gestão do governo Wellington Dias, Flávio Júnior foi secretário de Turismo do Piauí.  

Flávio Nogueira vai voltar a comandar pasta no Governo do Estado, desta vez na Seinfra (foto: Jailson Soares/ PD)

- Daniel Oliveira – o advogado foi indicado para assumir a Secretaria Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) por indicação do deputado estadual reeleito Doutor Hélio Oliveira (MDB). Daniel é conhecido por ter sido Secretário de Justiça do Piauí no governo de Wellington Dias.

Daniel é mais uma vez indicado pelo deputado estadual Doutor Hélio para assumir pasta no Governo do Estado (foto: Jailson Soares/ PD)

- Josiene Marques Campelo - será a presidente da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi). Ela é, atualmente, diretora da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP) – o metrô de Teresina, tendo sido indicada pelo deputado estadual e presidente do Solidariedade no Piauí, Evaldo Gomes. O próprio secretário teria pedido à Rafael mais espaço em sua gestão, tendo em vista que a CMTP tinha atuação apenas em Teresina.

- Deputado estadual Carlos Augusto (MDB) – Reeleito em 2022, o parlamentar deve deixar sua cadeira para um suplente em 2023 para assumir a Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus).

Militar deixará vaga na Alepi para assumir Secretaria de Justiça (foto: Jailson Soares/ PD)

- Igor Neri – Será o novo secretário de Estado de Defesa Civil do Piauí. Atualmente, Neri é o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, tendo sido indicado pelo deputado estadual reeleito Nerinho (PT).

- Leonardo Nogueira – vai assumir a Agência de Desenvolvimento Habitacional do Estado do Piauí (ADH). Atualmente, Leonardo é diretor-geral do Emater por indicado do deputado estadual reeleito Franzé Silva. Ele é ex-vereador de Valença e tem atuação política no Vale do Sambito.

- Jonas Moura – o ex-prefeito de Água branca e ex-prefeito da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) vai assumir a Secretaria de Estado dos Transportes do Estado do Piauí (Setrans). Jonas é uma indicação do deputado estadual reeleito Georgiano Neto (MDB) e do seu pai, o deputado federal reeleito, Júlio César (PSD).

Ex-prefeito de Água Branca é alinhado de primeira linha da família do deputado Júlio César (foto: Jailson Soares/ PD)

- Felipe de Melo Eulálio – O engenheiro será o diretor do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi). Felipe é, atualmente, o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) no Piauí, sendo uma indicação do deputado federal eleito, Castro Neto (PSD). Castro é filho do senador Marcelo Castro (MDB) e ex-diretor do DER.

- Samuel Pontes do Nascimento – O professor da Ufpi e mestre em Direito Público será Secretaria de Estado da Administração e Previdência do Estado do Piauí (Seadprev).

- Luana Barradas – engenheira vai comandar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no Piauí. Atualmente, Luana é a Superintendente da SAAD Norte da Prefeitura de Teresina, tendo sido indicada em ambas as ocasiões pela deputada estadual eleita Ana Paula (MDB) e o seu esposo, deputado estadual Zé Santana (MDB).

Engenheira deixará gestão da SAAD Norte da Prefeitura de Teresina para assumir nova pasta no Governo do Estado (foto: ascom)

- Maria Vilani da Silva – engenheira será a futura Secretaria das Cidades. Ela é irmã do deputado estadual reeleito Hélio Isaias (PT).  

NOMES TÉCNICOS JÁ ANUNCIADOS POR RAFAEL

Antônio Luiz – será Secretário de Saúde - o primeiro anunciado pelo futuro governador foi o atual secretário da Fazenda Antônio Luiz que, segundo Rafael, iria permanecer no cargo. Porém, no início deste mês de novembro, Fonteles mudou de ideia e anunciou que Antônio Luiz será Secretário de Saúde. O servidor é alinhado de primeira linha a Rafael, tendo trabalhado junto a ele quando Fonteles era Secretário da Fazenda do governo de Wellington Dias.

Antônio Luiz trabalhou junto com Rafael na Sefaz e deverá assumir Sesapi (foto: Sefaz)

Emílio Júnior – na Secretaria da Fazenda - no lugar de Antônio Luiz ficará na Secretaria da Fazenda (Sefaz) o, também, servidor Emilio Júnior, que foi superintendente de Gestão da Secretaria de Fazenda no mesmo período que Rafael era Secretário. A indicação de Emílio Júnior para secretaria, apesar dele ser irmão do vereador de Teresina Edilberto Borges – o Dudu (PT), é tida como indicação pessoal de Fonteles.

Irmão do vereador Dudu (PT), Emílio Júnior assume pasta por indicação do próprio governador Rafael que trabalhou com ele na Sefaz (foto: Jailson Soares/ PD)

Estão também na cota de indicação pessoal de Rafael Fonteles vários amigos dele que o ajudaram na campanha para o Governo, bem como, fizeram parte da vida do futuro governado ainda nos tempos de estudos no Instituto Dom Barreto. Esse grupo ganhou o apelido de “turma do IDB”.

Marcelo Nolleto – Secretário de Governo. Dessa turma está o nome do advogado, concursado do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e que foi chefe de gabinete de Rafael Fonteles enquanto secretário de Fazenda. O futuro secretário de Governo também foi um dos coordenadores da campanha do governador eleito.

Washington Bandeira – é juiz do Trabalho e irá assumir a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc). Ele, além de amigo de Rafael, é Professor e Mestre em Direito. Por ser juiz titular da Vara do Trabalho de Picos (PI), Bandeira vai precisar se desligar do cargo antes de assumir a Seduc.

Juiz vai ter que se descompatibilizar do cargo para assumir a Seduc (foto: ascom)

Chico Lucas – Secretário de Segurança Pública - dentre os amigos de Rafael que poderão lhe ajudar a ter bons resultados no Piauí está o nome do advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Piauí, Chico Lucas. Nos bastidores, acredita-se que Lucas seja o secretário com maior desafio neste início de gestão, pois terá que mostrar resultados na gestão de uma pasta que combate a insegurança no Estado, cuja população está assustada com o crescente número de roubos, furtos, assassinatos e a ocupação de facções criminosas.

Ellen Gera – diretor da ATi - continuando a lista técnica e pessoal de Rafael, foi anunciado para ser o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) o nome do atual secretário de Educação, Ellen Gera. O futuro diretor da ATI tem conhecimento na área de tecnologia da Informação e tem bom relacionamento político dentro do PT.

Secretário de Educação deixará pasta para assumir Direção da ATI (foto: ascom)

Francisco Pierot Júnior – Procurador Geral do Estado (PGE) - ele já atua como procurador e é mestre em Direito.

Mussoline Guedes – chefe da CCom - para o cargo de Coordenador de Comunicação (Ccom) assumirá a função o jornalista Mussoline, que foi o assessor de imprensa da campanha de Rafael nas eleições de 2023.

Mussoline atuou na campanha de Rafael ao Governo do Estado (foto: ascom)

Washington Bonfim – na Secretaria de Planejamento (Seplan) - quem também trabalhou na campanha de Fonteles e terá espaço na nova gestão é o professor da UFPI e doutor em Ciências Políticas, Washington Bonfim, que assumirá a Seplan. O professor é uma figura conhecida no mundo político por ter sido por vários anos secretário das gestões tucanas do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB) em Teresina (PI). O docente até chegou a ensaiar uma candidatura ao governo em oposição ao próprio grupo de Rafael e a outras pré-candidaturas, mas desistiu após não ter o apoio do partido Cidadania. Antes ainda do início do período eleitoral, Bonfim decidiu anunciar apoio ao grupo de Rafael.

Regina Sousa – secretária da Sasc- a atual Governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), terá espaço no novo governo do seu partido, a partir de 2023. Regina deverá deixar de lado os planos já anunciados de deixar a política para assumir no governo Rafael a gestão da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasc). Com a nomeação de Regina, Rafael acalma os ânimos do grupo político conhecido como “PT raiz” que sempre quer mais espaço para sigla nas gestões petistas.

Governadora Regina Sousa é uma das petistas raiz que irão compor o novo governo de Rafael Fonteles (foto: Jailson Soares/ PD)

Comente aqui