PROGRESSISTAS NÃO VAI RADICALIZAR NO PIAUÍ

O ex-prefeito de Floriano e candidato ao Senado pelo Piauí nas eleições de 2022, Joel Rodrigues, assumiu nessa segunda-feira (24/10) a presidência estadual do partido Progressistas no Estado. Joel é tido como uma das grandes revelações das eleições deste ano, apesar de não ter conquistado a única vaga de senador em disputa, ao perder para o ex-governador Wellington Dias (PT), ainda que por uma diferença apertada de 70.184 votos num universo de pouco mais de 1,8 milhão de votos em que o candidato do Partido dos Trabalhadores era franco favorito.

Apesar da derrota nas eleições de 2022, Joel Rodrigues conseguiu tornar seu nome conhecido em todo Estado do Piauí (foto: Jailson Soares/ PD)

Sem mandato (pelo menos até o próximo pleito de 2024), Joel Rodrigues ganhou do seu líder político o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), a missão de comandar o Progressistas no estado. A sigla, ainda nas eleições municipais de 2020, elegeu 86 prefeitos dos 224 municípios do Piauí, sendo o partido com maior número de prefeitos e vereadores no estado. Nas eleições de 2022, o partido conquistou sozinho sete vagas para deputado estadual na Assembleia Legislativa do Piauí e duas cadeiras na Câmara Federal.

Nessas eleições de 2022, o partido se tornou a principal sigla de oposição ao atual governo do Piauí, que há 16 anos é comandado pelo Partido dos Trabalhadores, que com a eleição do candidato ao governo Rafael Fonteles (PT), somará mais quatro anos a frente do Estado. Com isso, o PT e outros partidos da base do governo têm buscado atrair membros do Progressistas para enfraquecer o time da oposição no estado. É o caso dos vereadores da capital, Neto do Angelin e Valdemir Virgino, ambos do Progressistas, que declararam apoio à campanha de Rafael Fonteles e já estão acertados para deixar o partido, sem sofrer nenhuma represália, como a perda dos seus mandatos.

Ministro Ciro Nogueira é o responsável por articular o Progressistas no Piauí (foto: Jailson Soares/ PD)

Sobre a possibilidade de uma demandada dos filiados do Progressistas atraídos por cargos nos partidos que formam a base do Governo do Piauí, o novo presidente do Progressista disse que não irá promover uma “caça as bruxas”, mas vai trabalhar para manter a oposição unida, já de olho nas eleições municipais de 2024.

“Esse é o momento de assumirmos essa missão, de buscar o diálogo e de entender as particularidades, acho que não cabe iniciar esse processo com radicalismo. É preciso entender o porquê de cada um. O mais importante da nossa parte é a unidade, respeitando as particularidades de cada um e o individual. Vamos buscar o diálogo para que manteamos uma oposição unida, forte e na defesa dos piauienses”, argumentou Joel Rodrigues.  


NO LUGAR DA OPOSIÇÃO

O novo presidente do Progressistas no Piauí destacou que sua missão é algo novo pra ele, mas que por ele ser municipalista não deverá ter dificuldades. “É um partido grande com representatividade em todo o Piauí (...). Entendemos que temos a experiencia e condições de continuar essa grande missão desempenhada pelo deputado Júlio Arcoverde (ex-presidente). Temos uma grande responsabilidade com essa missão de unir todas essas forças políticas seja vereador ao prefeito, dos deputados, ao senador, ao ministro, para continuar com o partido forte e organizado e focado nas próximas eleições municipais”, garantiu Joel.

Cerimônia de posse de Joel Rodrigues foi prestigiada por quase todos os políticos e partidos da oposição ao PT no Piauí (foto: Jailson Soares/ PD)

Para o Progressistas, os membros da sigla têm que se colocar no lugar que o povo escolheu para eles. “Somos oposição com responsabilidade, se colocar no lugar que o povo quis nos colocar, mas focado pra frente. Temos uma eleição importante no dia 30 (a reeleição de Bolsonaro). É importante para fortalecer os Progressistas no estado do Piauí, com a grande articulação do ministro Ciro Nogueira, estamos na expectativa de fazer uma oposição, acima de tudo com responsabilidade”, finalizou Joel Rodrigues.  

Comente aqui