PREFEITURA NA PRESSÃO POR BONS RESULTADOS

A chegada do fim de ano remete o político comum ao tempo de férias, descanso e recesso. Mas para o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), esse período deverá ser conturbado, numa busca desordenada para arrumar a gestão municipal. Nas ruas, a pressão da população é por uma gestão melhor, já no campo político o prefeito precisará fazer muitas adaptações e ceder espaço se ainda quiser continuar competitivo no jogo, caso contrário, poderá só cumprir tabela nas próximas eleições, mesmo sendo o então dono da bola.

Doutor Pessoa ainda tem mais dois anos de gestão para tentar virar o jogo (foto: Ascom)

Apesar de longe do início das próximas eleições, as mudanças no time de Doutor Pessoa já estão a todo vapor, mas quem vai escalar os gestores serão os novos aliados do prefeito. Na Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV) foi exonerado o então secretário Eduardo Draga Alana, que é primeiro suplente de vereador pelo PSD e deve assumir cadeira na Câmara. Pro lugar dele assume o advogado Liu Grazianni, indicação do vereador Neto do Angelim, novo aliado de Doutor Pessoa.

Além da SEMJUV, deverão ter mudanças na Superintendência Ações Administrativas Decentralizadas (SAAD) Norte que é comandada pelo suplente de vereador Daniel Carvalho (MDB). Em 2023, Daniel assumirá o mandato de vereador da capital com a saída do presidente da Câmara e vereador, Jeová Alencar, que deixa o legislativo municipal após ser eleito deputado estadual nas eleições de 2022. A vaga na SAAD Norte deverá ser disponibilizada para indicações de outros vereadores da capital.

As mudanças devem acontecer, também, na Secretaria Municipal de Educação (SEMDEC) e na Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMEST). Além de focarem na melhoria da imagem da administração municipal, as mudanças visam dar estabilidade política a gestão do prefeito, constantemente, ameaçada na Câmara, onde a Prefeitura já não consegue aprovar, sem ressalvas, uma simples proposta de Lei Orçamentária.

Dono da 'Bola', Doutor Pessoa quer comandar o jogo e fazer alterações necessárias para melhorar sua gestão nos próximos dois anos (foto: ascom)

Mais mudanças que estão acontecendo dentro da gestão municipal são na Fundação Municipal de Saúde (FMS), essas sem o consentimento do atual gestor da pasta Gilberto Albuquerque. No Diário Oficial do Município do último dia 25/11 saiu a exoneração do diretor do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Fábio Marcos de Sousa. No lugar dele foi nomeado o ex-diretor executivo da FMS Anderson Martins Dantas.

Ainda no HUT, o chefe da ouvidoria, Ciro Gomes Coimbra, será o novo diretor-administrativo e financeiro do hospital. Já o diretor administrativo e financeiro, Luiz Pereira da Costa, a chefe de gerência, Sâmia Vieira Batista da Silva, e o diretor técnico, Hormone Oliveira Rodrigues, a assessora técnica Luciana Carvalho de Melo e Sousa, foram todos exonerados da parte administrativa do hospital. Além dessas, outras mudanças devem ocorrer dentro da FMS, nos bastidores, atribuem essas exonerações a interferências da primeira-dama da capital, Sâmara Conceição, que estaria insatisfeita com a atual gestão da pasta. 

 

Comente aqui