PIAUIENSE PASSA POR SABATINA NO SENADO

A desembargadora piauiense Liana Chaib passa por sabatina nesta manhã de terça-feira (22) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A jurista foi indicada pelo presidente Jair Bolsonaro ao cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e por isso passa por sabatina e ainda hoje deverá haver uma votação no plenário para aprovar ou não o nome da ministra.

Desembargadora Liana Chaib, ladeada pelos senadores piauienses Marcelo Castro e Elmano Ferrer, além do presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (foto: ascom)

A sessão tem como relator o senador piauiense Marcelo Castro (MDB), além dele também estarão presentes na CCJ o senador piauiense Elmano Ferrer (PP) e o presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre.

CARREIRA DA DESEMBARGADORA

Segundo consta no site da Justiça do Trabalho, Liana Chaib ingressou na carreira em 17/5/1990, quando assumiu o cargo de juíza do trabalho substituta e, em seguida, presidente da 3ª Junta de Conciliação e Julgamento (atual Vara do Trabalho) de Teresina em dezembro de 1999. Foi promovida, por merecimento, a desembargadora do TRT da 22ª Região em 7/6/2001, onde ocupou os cargos de vice-presidente, corregedora-regional e presidente.

A desembargadora fez parte da lista tríplice elaborada em setembro pelo TST somente com nomes de mulheres. Atualmente, o TST tem em sua composição o maior número de mulheres entre os Tribunais Superiores: dos 27 cargos, seis são ocupados por elas, uma representatividade de 22%.

Desembargadora piauiense foi a escolhida pelo presidente Jair Bolsonaro em lista tríplice (foto: ascom)

De acordo com o artigo 111-A da Constituição da República, a desembargadora será sabatinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, e, posteriormente, sua indicação será submetida ao Plenário do Senado.

A expectativa é que tanto a sabatina quanto a indicação seja votada e aprovada hoje pelos senadores.

Comente aqui