TERESINA AGORA TEM "PRIMEIRO-MINISTRO"

Na busca por mudar a sua imagem perante os teresinenses e tomar as rédeas da gestão municipal, como mesmo falou há poucos dias, o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos) decidiu criar uma comissão para fiscalizar e supervisionar todas as obras na cidade. Porém, não será o prefeito que irá ter todo esse trabalho, a nova função ficará a cargo do filho do gestor, João Duarte (Republicanos), mais conhecido como “Pessoinha”.

Pessoinha ganhou vários espaços na administração municipal e hoje tem amplos poderes na administração comandada pelo Doutor Pessoa (foto: ascom Eturb)

Pessoinha que já é presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), secretaria essa que na gestão de Doutor Pessoa ganhou status de "super secretaria" por comandar várias ações na capital (asfalto, iluminação, limpeza, regularização fundiária...), agora também terá como subordinada a Comissão Municipal para o planejamento, acompanhamento e supervisão das obras municipais, que ficará sob a chefia do próprio Pessoinha.

Na prática, o filho do prefeito vai virar um primeiro-ministro da gestão municipal, com amplos poderes e até mesmo a "chave do cofre" que neste ano de 2023 deverá ter até R$ 1 bilhão para realização de obras em Teresina. A Comissão já foi criada pelo prefeito através de decreto publicado ainda neste mês de janeiro no Diário Oficial do Município e em seu artigo 3 – destaca que “dentro do planejamento, acompanhamento e supervisão das obras de responsabilidade da Prefeitura de Teresina, a referida Comissão Municipal, sob a coordenação do Presidente da Eturb, poderá definir medidas e ações – adotadas todas as formalidades legais -, para o melhor andamento e execução das obras em Teresina”.

Decreto de Doutor Pessoa atribui poder de fiscalização, supervisão e ações sobre todas as obras em Teresina para Pessoinha (foto: reprodução)

É claro que na administração política municipal da capital não há o título de primeiro-ministro, que na maioria dos casos, é nominado ao chefe de governo nos Estados parlamentaristas ou semipresidencialistas. Nesses lugares, o chefe de estado, exerce funções mais cerimoniais e protocolares. Mas, o certo é que terceirizando o seu trabalho para o próprio filho, restará mais tempo para Doutor Pessoa exercer essas funções típicas de um chefe de estado, o próprio gestor já demonstrou ser fã de um farto café e de mostrar toda sua desenvoltura na arte de mexer o corpo com movimentos ritmados conforme a música que toque.   

Prefeito tem vídeos viralizados na internet com frequência por conta das performances em cerimônias municipais e eventos extraoficiais (foto: ascom) e

Comente aqui