MORRE LÍDER DO PSOL NO PIAUÍ

Faleceu na tarde desta terça-feira (26/07) Maria Sueli Rodrigues De Sousa, mais conhecida como a professora Sueli. Ela era militante e por várias vezes saiu candidata nas eleições pelo PSOL no Piauí. O motivo da morte foi o agravamento do quadro de esclerose lateral amiotrófica.

Maira Sueli, tinha 58 anos, e professora com doutorado do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ela foi candidata a vereadora em Teresina nas eleições de 2020, já na eleição de 2018 se candidatou ao governo do Estado pelo PSOL. 

O velório acontece a partir das 19h desta terça-feira (26/07) no Memorial Esperança Garcia, na avenida Miguel Rosa, no Centro de Teresina. O sepultamento está previsto para esta quarta-feira (27/07).

Professora Sueli era sempre elogiada pela defesa dos direitos humanos durante os debates políticos (foto: redes sociais)

Nota da Frente Popular de Mulheres Contra o Feminicídio

Integrante da Frente Popular de Mulheres Contra o Feminicídio/Piauí, Maria Sueli nasceu na localidade Saco da Ema, zona rural de Francinópolis, município no Norte do estado. Filha de família agricultura, foi incentivada a estudar desde cedo como forma de enfrentar as desigualdades.

Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí e em Direito pela Universidade Estadual do Piauí. Nas instituições, Maria Sueli entrou em contato com os movimentos sindical e feminista. Logo tornou-se docente do ensino superior e pesquisadora. Ela possui mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPI, e doutorado em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília.

Chegou a integrar a União das Mulheres Piauienses e assumiu a presidência da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí (OAB-PI). Maria Sueli foi peça fundamental na elaboração do “Dossiê Esperança Garcia: Símbolo de Resistência na Luta pelo Direito”, que resultou no reconhecimento oficial da advogada como primeira do Piauí.

Professora militou por vários anos no PSOL Piauí (foto: redes sociais)

A professora também fundou o Coletivo Antônia Flor, de advocacia popular e atuou em inúmeros projetos em comunidades do campo e quilombolas. Esteve no Partido dos Trabalhadores (PT) e no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Pelo último, disputou o Governo do Estado em 2018 e o mandato de vereadora em 2020.

A história de luta de nossa companheira é marcante. Maria Sueli Rodrigues de Sousa foi e sempre será uma referência intelectual, profissional, política e, sobretudo, de amor e dedicação pela construção de um mundo mais justo e igualitário. Ela deixa a obra Vivências Constituintes – Sujeitos Desconstitucionalizados, que reúne artigos de sua trajetória social e acadêmica, as filhas Savina e Lorena, uma neta e um legado incalculável.

Amada amiga, reafirmamos nosso compromisso com a humanidade, com o bem viver e com nossos sonhos. Seguiremos lutando por nossos direitos. À você, nosso imenso MUITO OBRIGADA. Te amamos muito! Descanse em paz.

Nota de Pesar da Prefeitura de Teresina

A Prefeitura de Teresina lamenta o falecimento da professora e advogada Sueli Rodrigues, aos 58 anos na tarde desta terça-feira (26).

Sueli destacou-se não só no meio acadêmico como professora e pesquisadora do Direito, mas também nas causas sociais como militante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), sigla onde disputou mandato de vereadora de Teresina e governadora do Estado.

O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família e amigos enlutados, ao tempo em que expressa condolências a todos.

Comente aqui