MDB OTIMISTA PARA 2022

Os partidos políticos do Piauí já estão trabalhando para montar suas chapas para a eleição de 2022. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que até parecia ‘rachado’ nas eleições de 2018, na época o grupo ligado ao presidente da Alepi, Themístocles Sampaio, ficou ressentido pelo fato do governador Wellington Dias (PT) não aceitar o nome de Themístocles como candidato a vice-governador na chapa que buscou a reeleição do petista. Na ocasião, o grupo ligado ao então deputado federal Marcelo Castro (MDB) já pensava diferente e aceitava (obviamente) a proposta de que Marcelo fosse para candidatura ao senado e o MDB ganharia o “chapão” (aliança proporcional para deputados estaduais e federais). Para findar esse racha, na época o partido discutiu e aceitou apoiar o nome de Marcos Aurélio Sampaio [filho de Themístocles] como candidato a deputado Federal, sendo todos eleitos e a paz voltado a se configurar no MDB local.

Passado quatro anos, o MDB busca de novo um papel de protagonista nas eleições de 2022, uma ala do partido acredita que eles podem ter um nome próprio para candidatura ao governo, sendo esse o nome do senador Marcelo Castro. Porém, essa questão já parece ‘vencida” e o partido deve mesmo continuar com a aliança com o governador Wellington Dias (PT) e seu possível indicado à candidatura ao governo, o secretário de Fazenda Rafael Fonteles (PT), que deve lutar pela continuidade da hegemonia do partido no Piauí. Porém, o preço cobrado dessa vez ao PT pelo MDB, deve ser novamente a vaga de vice-governador, mas dessa vez Themístocles pode não aceitar ser “enrolado” como em 2018.

Nas eleições do próximo ano, o MDB tem o trunfo de ter eleitos 36 prefeitos nas eleições de 2020 e o mais importante deles, terem feito o Dr. Pessoa (MDB) como prefeito da capital, derrotando a hegemonia dos PSDB em Teresina.

FILIAÇÕES

Questionado de como estão as alianças e formação de chapa para 2022, o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, foi categórico em dizer que a chapa já está formada, mas que novos nomes devem compô-la. O parlamentar também falou com otimismo da meta do partido para o pleito do próximo ano.

“Se tudo der errado, se der errado, o MDB faz 10 deputados estaduais e dois deputados federais”, diz Themístocles, sorridente e confiante que o resultado será ainda melhor que essa perspectiva dele.  

Sobre quem seriam os novos nomes, o presidente faz ainda mistérios e disse que o tempo dirá. Porém, nos corredores da Alepi, o que se comenta é que poderão se filiar ao MDB os deputados: Gessival Isais (Republicanos), Hélio Isaias (Progressistas) e Wilson Brandão (Progressistas). Esse último, Wilson Brandão, já deixou claro em entrevista que a primeira meta é mesmo ser candidato e se eleger a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) que brevemente será aberta e será promovida uma eleição para escolha no mês de setembro. [ o voto para conselheiro do TCE é promovido pelos deputados] (veja matéria!)

Nas últimas eleições para o legislativo estadual, o MDB conseguiu eleger seis deputados:  Henrique Pires, Joao Madson, Pablo Santos, Severo Eulálio, Themistocles Filho e Zé Santana. Já para Câmara Federal foi eleito pelo partido Marco Aurélio Sampaio.

Comente aqui