LULA DIVULGA NOTA E DIZ QUE DENÚNCIA DE JANOT É “AÇÃO POLÍTICA”

O ex-presidente Lula tem seu nome citado em nova denúncia (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira

O Partido dos Trabalhadores (PT) e lideranças da legenda se pronunciaram na noite da terça-feira (5) a respeito da denúncia apresentada pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot ao Supremo Tribunal Federal. Por meio de nota das suas respectivas assessorias, os ex-presidentes Lula e Dilma, além de outros líderes, afirmam que a denúncia de Janot é “ação política”.

Janot apresentou denúncia na noite da terça-feira (5) em que a cúpula do PT é acusada de organização criminosa na Operação Lava Jato. Os denunciados são os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, os ex-ministros da Fazenda Guido Mantega e Antonio Palocci, do Planejamento Paulo Bernardo, de Comunicação Social Edinho Silva, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, e a senadora Gleisi Hoffmann, atual presidente nacional do PT. Janot diz que Lula "foi o grande idealizador da constituição da presente organização criminosa" e pede que o ex-presidente tenha pena maior do que os demais por ser, segundo ele, o líder da organização criminosa.

"O segmento de organização criminosa ora denunciado (político PT) é parte de uma organização criminosa única que congrega pelo menos os partidos PT, PMDB e PP, bem como núcleos diversos (econômico administrativo e financeiro)", disse Janot no pedido de abertura de processo.

Veja as notas:

NOTA DE LULA:
A denúncia da PGR, sem qualquer fundamento, é uma ação política. É o auge da campanha de perseguição contra o ex-presidente Lula movida por setores partidarizados do sistema judicial. Foi anunciada hoje para tentar criar um fato negativo no dia em que Lula conclui sua vitoriosa jornada pelo Nordeste.
Assessoria de imprensa do ex-presidente Lula

NOTA DE DILMA:
Sobre a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a Assessoria de Imprensa da presidenta eleita Dilma Rousseff esclarece.
1. Sem apresentar provas ou indícios da materialidade de crime, o chefe do Ministério Público Federal oferece denúncia ao Supremo Tribunal Federal sem qualquer fundamento.
2. Caberá ao STF garantir o amplo direito de defesa e reparar a verdade, rejeitando-a.
3. A Justiça será feita e não prevalecerá o Estado de Exceção. Não há mais espaço para a Justiça do Inimigo.
Assessoria de Imprensa da presidenta Dilma Rousseff

NOTA DO PT:
A denúncia apresentada nesta terça-feira (5/9) pela Procuradoria Geral da República parece uma tentativa do atual procurador-geral de desviar o foco de outras investigações, que também envolvem um membro do Ministério Público Federal, no momento em que se prepara para deixar o cargo.
Não há fundamento algum nas acusações contra o Partido dos Trabalhadores. Desde o início das investigações da Lava Jato, o PT vem denunciando a perseguição e a seletividade de agentes públicos que tentam incriminar a legenda para enfraquecê-la politicamente.
Esperamos que essas mentiras sejam tratadas com serenidade pela justiça brasileira, e terminem arquivadas como já ocorreu com outras denúncias sem provas apresentadas contra o partido.
Assessoria de imprensa do Partido dos Trabalhadores

O senador Lindbergh Farias (PT) também se pronunciou sobre o caso. Ele classificou a denúncia como “mais um capítulo dessa perseguição infame”. “Nós do PT não vamos abaixar a cabeça. (...) Lula vem revigorado do Nordeste brasileiro”, assinalou.


Comente aqui