Ícone da corrupção no Piauí

A Polícia Civil do Piauí prendeu no interior do São Paulo o ex-prefeito da cidade de Esperantina (PI), Antônio Felipe Santolia Rodrigues, mais conhecido como Felipe Santolia. O ex-gestor responde há diversos crimes, a maioria deles por apropriação e desvio de dinheiro público na época em que era gestor do município piauiense, além do crime de receptação, dentre outros.

Santolia já foi preso outra vez, mas conseguiu liberdade provisória, porém uma nova decisão determinou a prisão dele que estava foragido há mais de três anos. O ex-gestor é uma figura conhecida no Norte do Piauí, justamente, pela gestão polêmica que fez no município de Esperantina, onde realizava diversas festas e estabeleceu no calendário municipal o Dia do Orgasmo, dentre outras proezas.

Em São Paulo, a prisão aconteceu através de investigação policial, sendo realizada pela divisão de capturas do DOPE, com apoio da Gerência de Polícia Especializada da Polícia Civil do Estado do Piauí, que obteve a atual localização de  Felipe Santolia no município de Caraguatatuba, cidade do litoral Norte do Estado de São Paulo. Após a informação, a Polícia solicitou o Mandado de Busca e Apreensão à Justiça Paulista e cumpriu Mandado de Prisão expedido pela Justiça do Estado do Piauí.

Na cidade Paulista, Felipe Santolia usava o pseudônimo de Xico Namastê. No Piauí, Felipe foi prefeito do município de Esperantina, entre os anos de 2005 e 2008 e foi acusado por desvios milionários ocorridos enquanto ocupava o cargo público, respondeu a processo e integrava o rol de pessoas procuradas, com pena de doze anos e três meses.

Segundo inicialmente se apurou, o procurado permaneceu incógnito, se furtando da aplicação da Lei por anos, utilizando-se de outro nome, novo apelido, deixou a barba e seus cabelos crescerem, atos que lhe proporcionavam livre movimentação pelo município paulista.

As equipes da Divisão de Capturas se dirigiram à residência que servia de esconderijo e como escritório de uma empresa de tecnologia que comercializava em aplicativo voltado ao desenvolvimento dos pequenos comércios daquela região e não localizaram Felipe no local, porém desenvolvidas diligências, o mesmo foi encontrado no Centro do município enquanto divulgava o aplicativo a pequenos comerciantes (veja vídeo abaixo!).


Abordado, tentou se esquivar da prisão apresentando documento falso, com dados de terceira pessoa, oriundo do Estado de Minas Gerais, ostentando sua fotografia, acrescentando ser primo de Antonio Felipe Santolia e continuou a negar sua real identidade.

O capturado foi transportado à sede da Divisão de Capturas para realização dos procedimentos de Polícia Judiciária e será recolhido a estabelecimento prisional onde permanecerá à disposição da Justiça.

O ex-prefeito Felipe Santolia também chegou a ser preso em 2015, na época teve amplamente suas fotos divulgadas nas redes sociais e portais de notícias, tendo inclusive processado a Secretaria de Justiça do Piauí pelo episódio. (Veja matéria, clique aqui!)

Comente aqui