FIRMINO FILHO LÊ MENSAGEM ANUAL E FALA DOS DESAFIOS DA GESTÃO

Firmino Filho falou dos desafios da gestão e dos projetos para este mandato (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

A mensagem do prefeito Firmino Filho (PSDB), após a entrega do Relatório Anual de Atividades da Prefeitura Municipal de Teresina referente ao exercício de 2016, teve seu teor alterado em relação aos anos anteriores. “Tradicionalmente, o prefeito se prende à leitura da mensagem do relatório. Este ano decidimos fazer um pouco diferente: uma mensagem um pouco mais leve, um pouco mais alegre”. Apesar disso, sua mensagem seguiu com o tom de época eleitoral e não trouxe grandes novidades. Ele focou na crise e como a administração municipal pode gerir os recursos em meio a um cenário de escassez de verbas.

O tucano definiu a crise econômica do país como “a mais grave da nossa história” e disse que ela “também chega ao poder público”. Em dois anos, a capital piauiense perdeu mais de R$ 120 milhões. Em seu discurso, comparou com preocupação a realidade teresinense com a carioca e de outros estados. “Enfrentar a crise significa que nós temos que fazer mais com menos. Dar mais valor a cada um dos centavos gastos. Enfrentar a crise significa dizer que temos que usar da criatividade”.

Para o futuro, Firmino disse que tem a missão de “continuar cuidando de Teresina”. Prometeu lutar por mais conquistas na educação e “sair da medalha de bronze” no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), onde ocupa o terceiro lugar atrás de Curitiba (PR) e Palmas (TO). Falou também da construção do Palácio da Educação no Parque Lagoas do Norte. Na saúde, o prefeito disse que o desafio é regular o sistema, dialogar com o governo estadual e reduzir as filas de consultas eletivas.

Em grande parte do discurso de Firmino versou sobre a infraestrutura de Teresina, especialmente no que diz respeito à mobilidade urbana, colocada como um projeto de “cidade caminhável”. “Não queremos uma cidade voltada para carros e para motos, mas para pessoas. Que nossos filhos possam andar nas calçadas sem estar "enturradas" de carros. Uma cidade que incentive as pessoas a morarem no centro. Uma cidade que seja, de fato, mais agradável”, falou, de forma bastante firme.

O tucano comentou também a revitalização do centro, que segundo ele já está em curso. “Já foi um centro aprazível, mas infelizmente tem sido um centro muito inóspito nos últimos anos”.

Finalizou o discurso falando que vai “reafirmar o jeito de ser” e “honrar o mandato recebido em outubro do ano passado”.
_____________________
LEIA TAMBÉM:
“A crise é uma somatória de vários fatos e um problema de gestão também”, diz Margarete Coelho

Comente aqui