FANTASMA DA CLIMATIZAÇÃO DOS ÔNIBUS

Vereadora Teresa Britto não gostou do fato de Cida usar a tribuna para citar os parlamentares (Foto:Jailson Soares/PoliticaDianamica.com)

por Lídia Brito

O fantasma do projeto de climatização dos ônibus de Teresina voltou a assombrar o vereadores na capital, nesta terça-feira (21). A proposta foi tema de nova polêmica e provocou bate-boca entre as vereadoras Cida Santiago (PHS) – que apresentou a proposta – e Teresa Britto (PV), que faz parte da base do prefeito Firmino Filho (PSDB).

Cida conseguiu assinaturas para mais uma vez apresentar o polêmico projeto, mas antes da matéria seguir para o plenário, oito dos 11 vereadores que já haviam assinado, decidiram retirar as assinaturas. A decisão dos parlamentares revoltou a vereadora Cida, que usou a tribuna para citar nominalmente aqueles que não assinaram ou retirar a assinatura.

A parlamentar do PHS se disse decepcionada com os colegas e afirmou que o projeto busca beneficiar os usuários. “O projeto ficou barrado no Legislativo. Reformulamos e mesmo assim não quiseram receber. Pedimos para colocar extra pauta, mas os vereadores que assinaram retiraram as assinaturas. Só tenho que lamentar essa situação. Vamos trazer o projeto novamente para que eles assinem”, destacou.

Teresa Britto afirma que Cida quis jogar para a plateia (Foto:Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A vereadora Teresa Britto, que retirou a assinatura, reagiu e acusou Cida de ser mal assessorada. Segundo ela, o projeto possui erros graves que precisam ser corrigidos. Teresa afirma que a vereadora tentou “jogar para a plateia”.

“Existem irregularidades. Inclusive com o nome da Mesa Diretora, que não faz parte do projeto. Em alguns pontos, alguns artigos com problemas. Pedimos que ela reestruturasse o projeto que voltaríamos a assinar. Mas ela preferiu levar ao plenário e agir daquela forma. Entendemos que a Cida quis jogar para a plateia. A assessoria dela precisa ser melhor orientada. Me proponho até a ajudar”, destacou.

Cida criticou os vereadores que retiram o nome do projeto (Foto:Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

De acordo com a proposta apresentada por Cida, as empresas de ônibus teriam que adquirir apenas ônibus climatizados a partir de 1ª de julho de 2017. O atual Plano de Diretor de Transporte Público coloca um prazo de até 30 anos para essa adequação.

“É um absurdo ter que esperar 30 anos para que os ônibus possam ser climatizados. Ficamos tristes que os vereadores continuem alisando os empresários enquanto o povo sofre. Esse projeto busca beneficiar os mais pobres”, destacou Cida. 

Comente aqui