DEPUTADO COMEMORA APROVAÇÃO DE PROJETO

Silas foi um grande defensor do projeto (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O projeto de lei nº 6.437, que regulamenta a atividade de agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, foi aprovado na Câmara dos Deputados na terça-feira (12). Como já havia passado pelo Senado, o texto final aprovado segue agora para sanção presidencial.

O deputado federal piauiense Silas Freire (Podemos) comemorou a aprovação. Ele participou de todas as discussões e sempre defendeu a aprovação do projeto.

“Acompanhamos essa luta desde o início, desde nossas reuniões, nossa mobilização com os agentes de todo estado do Piauí vindo para Brasília e enfrentando todas as dificuldades. Acompanhamos várias audiências públicas com nosso posicionamento favorável e fizemos um grande encontro a favor deste PL em Teresina, sendo o maior realizado no país. Levantamos essa bandeira e hoje conseguimos essa vitória. Está dignificada a categoria", disse Silas.

texto dispõe sobre as atribuições das profissões do agente comunitário de saúde e do agente de combate às endemias, amplia o grau de formação profissional, e estabelece as condições e tecnologias necessárias para a implantação dos cursos de aprimoramento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. O projeto exige a conclusão do ensino médio para o exercício da profissão e ainda 200 horas de curso de aperfeiçoamento a cada dois anos de trabalho efetivo, além de um curso de 40 horas de formação inicial.  

Projeto vinha tramitando desde 2016 no Congresso (Foto: Divulgação/Assessoria)

Agora, as atribuições vão muito além da atuação no combate ao mosquito Aedes Aegypti, mas passam ainda pelo acompanhamento de gestantes e de crianças nos primeiros seis anos de vida, identificação de dependentes químicos e de pessoas com doenças psíquicas. Inclui ainda a vacinação de idosos, identificação de pessoas com sinais de doenças infecto-contagiosas e a conscientização delas sobre a importância do diagnóstico. 

As novas atribuições incluem o planejamento e o mapeamento institucional e social, a análise dos dados obtidos nos domicílios e a elaboração do plano de ação das equipes de saúde.

"O projeto veio para dar segurança e blindar o agente de saúde e de endemias. Ele vinha sendo tratado como se qualquer um pudesse fazer o que ele faz, mas agora não, agora está definido em lei que eles são os profissionais com atribuição de prevenção de doenças e promoção da saúde por meio de ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. Estão todos de parabéns por essa conquista de uma classe lutadora e merecedora”, finalizou Silas Freire.

Comente aqui