CPI SEM TRANSPORTE

Com mais de um mês de iniciada [começou em 10/05], a CPI dos Transporte proposta pela Câmara de Teresina tem "saído" do foco de propor soluções para o problemático sistema de transporte da capital, parado há meses, e caído no campo de intrigas políticas. Na sessão desta quarta-feira (23/06) a discussão mais acentuada envolveu o presidente da CPI, vereador Edilberto Borges – o ‘Dudu’ (PT), e o conhecido Edson Melo (PSDB), "um dos primogênitos" do ninho tucano na capital.

Para Edson Melo, a CPI perdeu o foco de propor soluções para o transporte público e passou a ir atrás de possíveis irregularidade deixadas pela gestão anterior da prefeitura. “A nossa restrição para com a CPI é porque o que se viu aqui é que eles estão é atrás de fantasiosas irregularidades na gestão anterior e, sinceramente, esse não é o problema que vivenciamos hoje no transporte pública da capital”.

“FICAR SEM ÔNIBUS FICOU NORMAL”

O parlamentar tucano reforça que o foco deveria ser a necessidade da população que depende do transporte público. “Eu não sou contra que se investigue qualquer ato ilícito se houver, agora, é preciso focar. A CPI já tá com 30 dias, tem prazo de 90 e pode ser estendida por mais 30, aí se vão 120 dias sem se propor nenhuma solução e cadê o resultado. O que vejo é que a Prefeitura, Strans, nenhum dirigente de secretaria está preocupado com o problema e o povo está sofrendo. Isso nunca aconteceu na história de Teresina, eu já fui secretário da Strans a décadas atrás e quando tinha uma greve só durava três dias e, lembro, que ficávamos até sem dormir, indo ao Ministério Público e à Justiça do Trabalho. Mas na gestão atual parece que a falta de ônibus virou normalidade”, ressaltou Edson melo.

 Edson Melo também condenou alguma das soluções apresentadas por parlamentares da base da Prefeitura. “Querem legalizar taxi lotação, essa não pode ser uma solução, mesmo que emergencial para que vive na informalidade. Um ônibus transporta de 30 a 40 pessoas, num táxi só cabem duas ou três, vão lotar o Centro e as ruas da cidade de carros, é isso”, questionou o parlamentar.

A CPI CONTINUA INDEPENDENTE QUE QUEM NÃO GOSTAR

Sobre as críticas do colega parlamentar, o presidente da CPI, vereador Edilberto Borges – o Dudu, destacou que vai tocar a CPI independente de qualquer coisa. “Vamos continuar a comissão independente de quem queira ou não, de quem goste ou não, não importa de que setor, de pressões internas ou externas, vamos chegar ao nosso objetivo”, afirmou.

Para o presidente, muita coisa já foi informada e descoberta através da CPI. “Já trouxemos à luz informações e dados que antes não tínhamos, pegaremos isso tudo e ao final apresentaremos uma proposta de solução. Temos ainda muitos caminhos a trilhar até o final do relatório, mas não tenha dúvida que nós iremos utilizar todos os instrumentos que a CPI dispõe para trazer as informações à luz”, garantiu Dudu.

PENA E AMINÉSIA DO VEREADOR

Sobre as respostas da CPI para os problemas do transporte público, cobradas pelo vereador Edson Melo, o vereador Dudu disse que “tem pena” de quem fala isso. “Tenho pena de quem faz este tipo de comentário, essa licitação acontece desde 2015 e vai nove anos pra frente, tenho pena de um legislador que não conhece aquilo que está falando. Inclusive, o vereador [Edson Melo] votou favorável a execução da CPI, o que diz o objeto da CPI é que nos iremos investigar a execução da licitação desde seu início, meio e pro futuro”, relatou Dudu.

Ainda segundo Dudu, a licitação do transporte público da capital é cheia de erros em sua execução. “ Ela está, ao longo da sua execução com erros e sem o poder público, em gestão anteriores, terem tomado as devidas providencias. Não é possível se ter um contrato de licitação em curso onde há descumprimento de parte a parte. O pior é que quem paga o preço desse descumprimento é a população e agora, também, a outra parte frágil que são os trabalhadores do sistema”, ressaltou.

O parlamentar questionou ainda o fato do colega vereador Edson Melo não ter proposto soluções anteriores para o transporte público, na época em que pertencia a base da gestão tucana no município de Teresina. “Só pode ter amnésia, porque deveria ter proposto soluções bem antes para o problema do transporte público”, reclamou Dudu.

NOVOS DEPOIMENTOS

O presidente da CPI destacou que o relatório final da comissão será um desafio. “Estamos montando todo relatório com todas as informações para podemos apresentá-lo no final da CPI já com soluções para o problema do Transporte Público. Não tenha dúvida que ser for preciso vamos e iremos fazer novas convocações para depoimentos, quebra de sigilos e o que for preciso para ter a luz de todas as informações”, finalizou Dudu.

Comente aqui