COMEÇA O DIVÓRCIO ENTRE PT E PP

A chefia dos órgãos estaduais na cidade de Floriano, Sul do Piauí, deverão passar por uma reorganização nestes próximos dias. Tudo porque o prefeito da cidade, Joel Rodrigues (PP), decidiu sair da base do governador Wellington Dias (PT) e, enfim, marchar junto com a oposição liderada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI). Por conta disso e de olho numa possível candidatura para o senado, Joel comunicou a entrega de 13 cargos de chefia de órgãos estaduais na cidade que eram indicados por ele.

Deputado estadual Francisco Costa (PT).

As indicações para esses cargos também sofrem influência do deputado estadual, Francisco Costa (PT), que teve uma votação expressiva na cidade de Floriano nas eleições de 2018 e até então contava com o apoio do prefeito Joel. “O prefeito Joel decidiu seguir o caminho do seu partido, o Progressistas, inclusive já iniciando uma pré-campanha para senador da República. Ele nos procurou e comunicou que tinha tomado essa decisão pessoal e nós respeitamos”, explicou Costa.

O deputado ressaltou que com a decisão do prefeito vai realizar mudanças na gestão de alguns órgãos estaduais em Floriano. “Ele tem compreensão que não faz mais parte deste projeto liderado pelo governador Wellington Dias, por isso, é mais do que natural que a partir de agora entregue os cargos e nós do governo reorganizemos o time na cidade de Floriano com pessoas que comunguem com o mesmo pensamento para o Piauí que passarão a ocupar a estes espaços deixados”, ressaltou.

Questionado se as exonerações serão bruscas e imediatas, o parlamentar garantiu que não, porém que devem ocorrer ainda esta semana. “Vamos conversar com cada pessoa, porque as vezes tem um líder na cidade com relação com aquela pessoa, por isso, que não necessariamente queira seguir o mesmo caminho do Prefeito. Nos próximos dias já teremos esse encaminhamento mais prático de mudanças na gestão levando em conta a sustentação política do projeto do Governo do Estado na cidade de Floriano. As mudanças ocorreram em órgãos ligados a Saúde, como a gestão dos hospitais estaduais, ao Detran na cidade e ainda outros órgãos da Secretaria de Justiça, como o presídio”, avalia o deputado.

Senador Ciro Nogueira e o prefeito Joel Rodrigues.

INFLUÊNCIA POLÍTICA

Para o deputado Francisco Costa a saída do prefeito Joel não vai enfraquecer sua pré-candidatura à deputado federal nas eleições de 2022. “Só em Floriano eu tive mais de 9.600 votos na eleição de 2018. Claro que contamos com o apoio do Joel na época que nos ajudou, mas também temos outros líderes políticos da região que não estão acompanhando essa decisão dele de deixar a base do governador. Além disso, tenho serviços prestados à população da cidade quando trabalhei como médico na região, quando também fui secretário de Saúde e realizei diversas benfeitorias para cidade, sem contar que no nosso mandato como deputado estadual destinamos emendas e projetos para cidade. Tudo isso nos credencia a pleitear esse novo cargo no próximo ano”, argumentou Francisco Costa.

SENADO OU CARGO FEDERAL

Apesar de ter sido sondado pelo senador e agora ministro Ciro Nogueira (PP-PI) como possível nome para disputa ao senado pela chapa da oposição, o nome do prefeito Joel Rodrigues também desponta como um nome forte para disputa do cargo de deputado Federal em 2022. Desta forma, o PP almejaria tomar ‘terreno’ do PT subtraindo o voto da população na região que nos últimos anos tem dado mais votos a candidatos a deputado apoiados pelo PT.

Comente aqui