Supremo concede regime semiaberto a dois condenados

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, autorizou dois condenados do processo do mensalão do PT que cumpriam pena em regime fechado a mudar para o semiaberto, quando é possível pedir autorização para trabalhar fora da cadeia durante o dia.

O ex-dirigente do Banco Rural José Roberto Salgado e a ex-funcionária de Marcos Valério Simone Vasconcelos, que estão presos em Minas Gerais, foram beneficiados com a progressão de regime porque o ministro entendeu que eles já cumpriram um sexto da punição e apresentaram bom comportamento. A Procuradoria Geral da República tinha dado parecer favorável aos dois condenados.

Embora o relator do processo do mensalão do PT seja o ministro Luís Roberto Barroso, a decisão foi tomada pelo ministro Ricardo Lewandowski porque o pedido foi feito em meio ao recesso do Judiciário, que termina no fim desta semana.

Simone Vasconcelos foi condenada a pena de 12 anos, 7 meses e 20 dias pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

José Roberto Salgado cumpre pena de 14 anos e 5 meses por lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas.

Os dois foram considerados culpados em julgamento do Supremo realizado entre 2012 e 2013 por envolvimento no esquema de compra de votos de parlamentares para favorecer o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ambos foram presos em novembro de 2013.

Para trabalhar fora da prisão, ambos terão que apresentar proposta de emprego à Vara de Execuções Penais responsável pela pena.

Fonte: Agência Brasil. 

Comente aqui