CÂMARA ANALISA PROJETO SOBRE CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS

DEPUTADOS PODEM VOTAR, JÁ NA PRÓXIMA SEMANA, PROPOSTA QUE REGULAMENTA CRITÉRIOS PARA EMANCIPAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS NO PAÍS

19/05/2018 11:12 - Atualizado em 19/05/2018 11:39

O povoado Salgado, no Piauí, teve emancipação cogitada antes do veto de Dilma. Se virasse cidade, passaria a se chamar Salgueiro do Piauí (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica)

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/15, que regulamenta a criação de municípios no Brasil, será destaque do Plenário da Câmara dos Deputados a partir da terça-feira (22). A matéria teve o regime de urgência aprovado na última quarta (16) e precisa do apoio de um mínimo de 257 deputados federais. Hoje, o Brasil tem 5.570 municípios.

Segundo o texto, originário do Senado, os plebiscitos realizados até 31 de dezembro de 2013 e os atos legislativos que autorizam sua realização serão validados para dar prosseguimento aos casos pendentes.

Além de plebiscito, o projeto prevê a realização de estudos de viabilidade com vários critérios financeiros, um número mínimo de habitantes no novo município e uma quantidade mínima de imóveis. O texto é igual ao do PLP 397/14, um dos dois projetos vetados anteriormente pela então presidente Dilma Rousseff (PT).

Confira na íntegra o Projeto de Lei Complementar clicando aqui.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
Autoridades farão vistoria para coibir mendicância de venezuelanos nos sinais de trânsito
Complexo Esportivo do São Joaquim ganha estrutura moderna
Semec apresenta uso dos recursos da educação municipal em audiência na Câmara
Será inaugurada nesta quarta (19) obra de reforma no Complexo Esportivo do São Joaquim