WELLINGTON ENTRA COM AÇÃO CONTRA MORO

A assessoria jurídica do governador Wellington Dias (PT) ingressou nesta terça-feira (23) com uma reclamação junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o juiz Sérgio Moro. A decisão foi tomada depois que áudios de conversa entre Dias e o ex-presidente Lula foram vazados.

Wellington acusa Sérgio Moro de abuso de poder e de ter agido motivado por questões políticas. Ele afirma que Moro não teria competência para decidir sobre a divulgação dos dados.

LEI NOTA DO GOVERNO PUBLICADA NA ÉPOCA DO VAZAMENTO:

"Recebi com surpresa a informação do vazamento de uma conversa minha com o ex-presidente Lula. Estou em Brasília, desde o começo da semana, participando de uma série de reuniões e audiências com o intuito de conseguir recursos para o Piauí e, também, articular com governadores de vários estados e o executivo federal ações para a retomada do crescimento do país.

Como já foi amplamente divulgado nos meios de comunicação, o áudio com minha fala mostra exclusivamente minha preocupação com o povo do Piauí e o desenvolvimento do Brasil, além da necessidade da retomada do crescimento econômico. Tratamos, rapidamente, sobre política econômica, a necessidade da liberação de verbas para o Estado e o equilíbrio político econômico da nação.

É importante salientar que o ex-presidente Lula mostra relutância em aceitar o convite para assumir um ministério, justamente para que não passasse uma imagem de que faria isso para se proteger. Seu grande interesse é a retomada do crescimento econômico e a estabilidade política do país.

Não há nada ilegal na conversa, a grande ilegalidade é justamente o grampeamento da ligação e sua ampla divulgação na imprensa. É temeroso quando os interesses pessoais e políticos de um magistrado se sobrepõem aos interesses democráticos e desvirtuam uma delicada investigação que afeta todo o país.

Já estou avaliando, junto a advogados especialistas, uma representação contra o juiz Sérgio Moro, no CNJ e uma ação na Procuradoria Geral da República, por abuso de poder. A atitude dele feriu o Código de Ética e ultrapassou sua competência como magistrado.

O país necessita de equilíbrio e não pode ficar à mercê de decisões equivocadas tomadas pelo sentimento e envolvimento emocional. Esse é um momento de serenidade, mas está ocorrendo o contrário quando um juiz extrapola as atribuições divulgando áudios de pessoas que não são objetivo de investigações e não estão citadas em nenhum processo.

Wellington Dias

Governador do Estado do Piauí"

Comente aqui