WELLINGTON ANUNCIA RACIONAMENTO DE ÁGUA NO PIAUÍ

Governador anuncia decreto de racionamento de água (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

O governador Wellington Dias (PT) anunciou que assina, esta semana, decreto de racionamento de água na região do semiárido. Serão atingidos 12 municípios que são abastecidos por reservatórios como a barragem de Piaus e Cajazeiras.

Wellington afirma que a chuva na região não foi suficiente para encher os reservatórios e o governo se prepara porque a situação deve se agravar em 40 municípios. “Esses reservatórios não conseguem mais abastecer as cidades e estamos recebendo um plano de grupo de trabalho nessa segunda-feira (05) para poder regulamentar o racionamento de água. Para o racionamento de água o mínimo exigido é de 45 litros por habitante. Vamos trabalhar com 70 litros por família. São lugares onde estão consumindo acima desse patamar. Amanhã (06) vamos apresentar relatório que vai apresentar as áreas que serão atingidas. Mas entra a barragem de Piaus e adutora do Sudeste”, adiantou.

O Piauí irá propor uma espécie de pacto com os estados vizinhos do Pernambuco, Ceará e Bahia para buscar alternativas de convivência com a estiagem. O governo busca a ajuda do Governo Federal e da bancada piauiense, em Brasília, para conseguir os recursos necessários para manter o abastecimento da região mais afetada.

“Vamos propor um pacto com os governadores dos estados vizinhos do Ceará, Pernambuco e Bahia. Nós consumimos água desses estados e eles consomem de nós. Vamos apresentar renovação dos decretos e planos para atendimento. A prioridade é o consumo humano, mas tem também o atendimento ao consumo animal tanto água quanto pastagem. Com o esforço de todos vamos ultrapassar esse momento. Imediatamente a edição do decreto, que será assinado ainda essa semana, começa o racionamento”, decreto. 

Comente aqui