VEREADORES DÃO "BALÃO" EM FIRMINO FILHO

O prefeito Firmino Filho teve uma grande surpresa com os vereadores aliados nesta terça-feira (14). Enquanto o prefeito está em Barcelona, na Espanha, os vereadores aprovaram projeto que antecipa para quinta-feira (16), um dia após o feriado de Proclamação da República,  a eleição para a escolha do novo presidente da Câmara.

Câmara de Vereadores de Teresina antecipa eleição de presidente (Foto:JailsonSoares/PoliticaDianmica.com)

A mudança foi aprovada por 24 votos a 3. O requerimento com a proposta foi apresentado pelo líder da oposição, vereador Dudu (PT), com o aval do atual presidente Jeová Alencar (PSDB), que deve concorrer à reeleição.

Oposição e base se uniram não diretamente contra o prefeito, mas para impedir possível  interferência do secretário de Governo, Charles da Silveira. Os vereadores reclamam que ele estaria tentado viabilizar a candidatura do vereador Evandro Hidd (PDT), que hoje está à frente de SDU.

O requerimento do vereador Dudu teve 20 assinaturas. A líder do prefeito na Casa, Graça Amorim (PMDB), reagiu contra. Ela afirmou que o prefeito não foi consultado e como está em Barcelona nem poderia participar das discussões. Lembrou ainda que com o feriado, as discussões ficariam prejudicados.

“Tem algo de estranho no ar.  Eu oriento os vereadores da base a votar contra. É necessário discutir mais. Nem sabemos quem são os candidatos. O prefeito não foi ouvido. Ele está fora do país. Não há motivo para essa pressa. Fica estranho”, afirmou.

O vereador Edson Melo (PSDB) também se manifestou contra a antecipação. “Ficou um cheiro ruim no ar. Nunca vi isso na Câmara. Enquanto o fim da reeleição é discutido em todo país a Câmara tenta antecipar”, disse.

Jeová Alencar negou qualquer manobra e disse que a proposta de antecipação partiu de um grupo de vereadores. “Quem apresentou o requerimento foi o vereador Dudu. Eu não participei de nada errado. Não há nada de errado. Tudo foi feito dentro do que diz o regimento. A Câmara é independente para tomar suas próprias decisões", comentou.

O vereador Dudu (PT) afirmou que não faria sentido a Casa adiar uma votação para esperar o prefeito Firmino retornar de Barcelona. “Os vereadores possuem autonomia. Não faz sentido que eles esperam o prefeito. O Firmino não pode interferir nas nossas votações. A Câmara decidiu que é para antecipar e vai ser assim”, afirmou.

O presidente eleito no dia 16 só tomará posse em 2018. Ele ficará à frente da presidência no período de 2019 a 2020.

Comente aqui