Coluna Lídia Brito Política Dinâmica
INTERFERÊNCIA
VEREADORES DÃO "BALÃO" EM FIRMINO FILHO

PARA IMPEDIR INTERFERÊNCIA DO PALÁCIO DA CIDADE, CÂMARA ANTECIPOU VOTAÇÃO QUE IRÁ ESCOLHER O NOVO PRESIDENTE DA CASA

14/11/2017 13:18

O prefeito Firmino Filho teve uma grande surpresa com os vereadores aliados nesta terça-feira (14). Enquanto o prefeito está em Barcelona, na Espanha, os vereadores aprovaram projeto que antecipa para quinta-feira (16), um dia após o feriado de Proclamação da República,  a eleição para a escolha do novo presidente da Câmara.

Câmara de Vereadores de Teresina antecipa eleição de presidente (Foto:JailsonSoares/PoliticaDianmica.com)

A mudança foi aprovada por 24 votos a 3. O requerimento com a proposta foi apresentado pelo líder da oposição, vereador Dudu (PT), com o aval do atual presidente Jeová Alencar (PSDB), que deve concorrer à reeleição.

Oposição e base se uniram não diretamente contra o prefeito, mas para impedir possível  interferência do secretário de Governo, Charles da Silveira. Os vereadores reclamam que ele estaria tentado viabilizar a candidatura do vereador Evandro Hidd (PDT), que hoje está à frente de SDU.

O requerimento do vereador Dudu teve 20 assinaturas. A líder do prefeito na Casa, Graça Amorim (PMDB), reagiu contra. Ela afirmou que o prefeito não foi consultado e como está em Barcelona nem poderia participar das discussões. Lembrou ainda que com o feriado, as discussões ficariam prejudicados.

“Tem algo de estranho no ar.  Eu oriento os vereadores da base a votar contra. É necessário discutir mais. Nem sabemos quem são os candidatos. O prefeito não foi ouvido. Ele está fora do país. Não há motivo para essa pressa. Fica estranho”, afirmou.

O vereador Edson Melo (PSDB) também se manifestou contra a antecipação. “Ficou um cheiro ruim no ar. Nunca vi isso na Câmara. Enquanto o fim da reeleição é discutido em todo país a Câmara tenta antecipar”, disse.

Jeová Alencar negou qualquer manobra e disse que a proposta de antecipação partiu de um grupo de vereadores. “Quem apresentou o requerimento foi o vereador Dudu. Eu não participei de nada errado. Não há nada de errado. Tudo foi feito dentro do que diz o regimento. A Câmara é independente para tomar suas próprias decisões", comentou.

O vereador Dudu (PT) afirmou que não faria sentido a Casa adiar uma votação para esperar o prefeito Firmino retornar de Barcelona. “Os vereadores possuem autonomia. Não faz sentido que eles esperam o prefeito. O Firmino não pode interferir nas nossas votações. A Câmara decidiu que é para antecipar e vai ser assim”, afirmou.

O presidente eleito no dia 16 só tomará posse em 2018. Ele ficará à frente da presidência no período de 2019 a 2020.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
DISPUTA
DEOLINDO DIZ QUE BASE RECEBE ORDENS PARA ATACAR OPOSIÇÃO
DEOLINDO DIZ QUE BASE RECEBE ORDENS PARA ATACAR OPOSIÇÃO
DISCUSSÃO
O APARTE MAIS PROFUNDO DA HISTÓRIA DA CÂMARA
O APARTE MAIS PROFUNDO DA HISTÓRIA DA CÂMARA
CONFLITO
“DIA DO JACARÉ”, DIZ DUDU SOBRE DEMISSÃO DE COMISSIONADOS
“DIA DO JACARÉ”, DIZ DUDU SOBRE DEMISSÃO DE COMISSIONADOS
CÂMARA
"CHEGA, FIRMINO!", DIZ MAJOR PAULO ROBERTO