SECRETÁRIOS DE FIRMINO DEVEM DEIXAR PASTAS

Não é só o prefeito Firmino Filho (PSDB) que vive a expectativa de deixar a prefeitura para ser candidato em outubro. Outros nomes da administração da capital também podem deixar os cargos para buscarem vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa.

Dos secretários municipais, pelo menos cinco podem ser candidatos no processo eleitoral de outubro. Com isso, eles terão que se afastar do cargo até o dia 07 de abril, como determina a legislação eleitoral.

Secretários de Firmino podem deixar pastas (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

As baixas devem ser maiores entre os vereadores/secretários. Os parlamentares afastados da Câmara para serem secretários, têm recebido pressão dos partidos para se lançarem candidatos. O motivo é a cláusula de barreira. As direções nacionais das legendas temem que as siglas desaparecerem por não atingirem a meta imposta pela lei.

Entre os cotados para deixarem os cargos está o vereador Ricardo Bandeira (PSL). Ele é titular da secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest). O parlamentar deve ser candidato a deputado federal. O filho dele, Sérgio Bandeira (PSL), buscará uma vaga na Assembleia Legislativa. O PSL nacional cobra o lançamento das candidaturas.

No caso do vereador e presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), Pastor Levino (PRB), a candidatura dependerá da Justiça. O presidente estadual do PRB, deputado estadual Gessivaldo Isaías, foi condenado em segunda instância e não poderá concorrer à reeleição de acordo com a lei da Ficha Limpa. Ele deve buscar uma liminar para ser candidato.  

Outro nome que pode sair candidato é do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes (PP). Ele foi convidado pelo presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira, para ser candidato a deputado federal. A resposta deve ser dada até o início de fevereiro.

Os secretários que deixarem as pastas devem ser substituídos por técnicos que já fazem parte do quadros da prefeitura. Resta saber também se o próprio Firmino deixará o cargo. A tendência é que não.

Comente aqui