QUAL O INTERESSE DO KARNAK NA DERROTA DE FIRMINO NA CÂMARA?

O prefeito Firmino Filho (PSDB) sai enfraquecido politicamente da derrota que sofreu com a antecipação da eleição para escolha do novo presidente da Câmara de Vereadores. O clima de instabilidade, na já enfraquecida base aliada do tucano, fica acirrado e o resultada da sessão desta quinta-feira (16), pode ter impacto direto na decisão que ele irá tomar sobre a eleição de 2018.

Palácio de Karnak estaria satisfeito com derrota de Firmino (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamcia.com)

Enfraquecido, Firmino pode descartar de vez a possibilidade de sair candidato ao Governo do Estado em 2018. Após a eleição, vereadores relatavam aos jornalistas o interesse do Palácio de Karnak na derrota do tucano. Firmino é hoje apontado como o principal adversário de Wellington, mas sem uma base aliada unida, e “brigado” com a direção da Câmara de Vereadores, seria muito difícil ele sair candidato.

Alguns acontecimentos são apontados como forte indício de que o Palácio de Karnak estaria por trás do “golpe” dado pelos vereadores no tucano. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Themístocles Filho (PMDB), teve conversas com o presidente reeleito Jeová Alencar (PSDB) antes da votação.  Themístocles é aliado do governador Wellington Dias (PT) e cotado para ser vice na chapa de reeleição do petista.

O requerimento pedindo a antecipação da eleição foi apresentado pelo vereador Dudu (PT), líder da oposição a Firmino. Ao final da votação, depois de anunciada a vitória de Jeová, Dudu conversava com jornalistas quando recebeu uma ligação do governador Welllington Dias (PT). O chefe do Executivo estadual foi informado do resultado da votação. A conversa durou quase 10 minutos.

A oposição na Câmara, que é liderada pelo PT de Wellington, minutos após o resultado da eleição começou a falar sobre a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra Firmino. A investigação seria para apurar irregularidades na doação de terrenos pela prefeitura. Há denúncia de desvio de milhões.

A rebelião contra Firmino já era esperada. Desde os primeiros meses de mandato, os vereadores da base reclamam que são destratados pelo Palácio da Cidade. A principal reclamação é contra o secretário de Governo, Charles da Silveira. Os parlamentares afirmam que não são atendidos e alguns afirmam que já foram maltratados pelo secretário. O movimento foi um recado a Firmino e ao Charles.

A expectativa agora é pelo retorno do prefeito à Teresina. Firmino estava em Barcelana, Espanha, quando os aliados articularam todo o processo de eleição. Sem tempo para reagir e distante, o prefeito ainda tentou esvaziar a sessão, mas foi derrotado.

Na base alguns parlamenatres apostam em retaliação por parte do tucano, mas vereadores mais experientes afirmam que ele deve buscar o diálogo. O prefeito é consciente que 10 votos são suficientes para a abertura de uma CPI contra ele.

Comente aqui