PARLAMENTARES DO PIAUÍ DIVERGEM SOBRE REFORMA POLÍTICA

Parlamentares do Piauí divergem sobre a reforma política (Foto:Montagem/PoliticaDinamica.com)

A Assembleia Legislativa do Estado realiza nesta segunda-feira (03) uma audiência pública para discutir a proposta de reforma política, que vem sendo analisada no Congresso nacional. A reunião irá ocorrer às 11 horas, no plenário da Casa, e contará com a presença de deputados federais como Marcelo Castro (PMDB) e Assis Carvalho (PT).

A proposição da audiência é do deputado estadual Evaldo Gomes (PTC). Na Câmara Federal, o debate sobre a reforma política tem se concentrado na polêmica proposta de lista fechada. Essa proposta acirra as discussões e divide os parlamentares.

O deputado federal, Heráclito Fortes (PSB), fez pronunciamento para afirmar que a lista fechada é inconstitucional. “A Constituição não permite isso. É algo inconstitucional. O Brasil vive um momento em que precisamos de clareza. Obrigar a população a votar em uma lista fechada, em quem não se conhece, vai contra isso”, declarou.

O peemedebista Marcelo Castro defende o sistema misto. “Eu sou a favor do melhor sistema que existe no mundo: o sistema misto. Quem diz isso não sou eu, mas os maiores cientistas políticos do mundo. Qualquer sistema tem vantagens e desvantagens, por isso, o melhor é conjugar os dois sistemas. Quando se une os dois - majoritário e distrital - com o proporcional de lista, as deficiências de um são compensadas pelo outro”, explicou.

Os defensores da proposta afirma que com a lista fechada os partidos voltariam a ter certo poder. Nomes como a senadora Regina Sousa (PT) mostram simpatia a proposta de lista fechada.

Mesmo sendo do PT, Assis Carvalho tem uma posição divergente da Regina. Ele é contrário a lista fechada. “O Brasil tem que manter a lista democrática. É o eleitor quem tem que escolher seu candidato. Defendemos a lista ordenada, para a sociedade saber em quem está votando”, disse.

Os argumentos são vários e o debate está apenas no começo.

Comente aqui