PARA ONDE FIRMINO LEVARÁ O PSDB?

O PSDB vive a expectativa com relação ao rumo que o prefeito de Teresina, Firmino Filho, irá seguir no ano que inicia. Ele é a principal liderança da sigla no Piauí, mas é cada vez mais visível o distanciamento dele da postura de oposição, esperada de um tucano, com relação ao governo do petista Wellington Dias.

Caminho do prefeito tucano ainda é incerto em 2018 (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

A tendência natural do PSDB é ser oposição na eleição deste ano, mas não é segredo para ninguém, que algumas lideranças da sigla iniciam o ano ressentidas com o prefeito de Teresina. A aproximação de Firmino com Wellington Dias (PT) e com o presidente nacional dos Progressistas, senador Ciro Nogueira, torna incerto o caminho dele e, consequentemente, da legenda.

Firmino está bem distante da postura de oposição, pelo contrário, ele se mostra cada vez mais com cara de governista. Prova disso foi a filiação da primeira-dama de Teresina, Lucy Silveira, ao Progressista. Ela deve ser candidata a deputada estadual pela sigla de Ciro. E para piorar a situação ainda pode prejudicar a reeleição de um dos três deputados do PSDB.

No partido, há quem acredito que o atual presidente, deputado Firmino Paulo, será o prejudicado. Em 2014, ele foi eleito com o apoio de Firmino e de Lucy. Sem esses dois cabos eleitorais, já que ela será candidata, a reeleição dele é incerta. O PSDB seria prejudicado com a perda de um parlamentar. Como forma de compensar o prejuízo, Firmino Paulo teria recebido a presidência da sigla.

Lucy era vista como um nome que poderia retirar o partido do “jejum” da falta de deputados federais. A decisão de Firmino de apoiar a esposa no partido de Ciro foi visto como um grande golpes nas intenções do partido.

Outra atitude do prefeito que desagrada o ninho tucano é o fato dele ainda não ter dado um “não” contundente, como resposta a possibilidade de ir para o Progressista. Pelo contrário, Firmino chegou a dizer que “tenho medo que o Ciro me convença. Quando ele quer alguma coisa não desiste até conseguir”.

Fora do PSDB há quem ainda aposte no nome de Firmino como candidato a governador do Estado, mas no partido essa possibilidade é vista como bem pequena. A incerteza com relação ao futuro do prefeito e o enfraquecimento da legenda mostram que na eleição de 2018, o PSDB deve mesmo é buscar segurar o pouco espaço que ainda possui.

Comente aqui