OPOSIÇÃO VAI AO TCU PEDIR INVESTIGAÇÃO PARA DESVIO DE DINHEIRO DOS EMPRÉSTIMOS

Os deputados da oposição solicitaram ao Tribunal de Contas da União (TCU) providências em relação aos supostos desvios feitos Governo do Piauí com o dinheiro de empréstimos. Segundo o grupo de oposição,foram constatados desvios de R$ 400 milhões do empréstimo com o Banco Mundial. 

Do total supostamente desviado, R$ 301 milhões foram encaminhados para o Fundo de Previdência do Piauí. Os recursos teriam sido usados para pagar o benefício dos servidores aposentados. O restante teria sido depositado na conta única do Estado.

Deputados da oposição levam denúncia ao TCU (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

Em resposta as acusações da oposição, o líder do Governo, deputado João de Deus (PT), afirma que vai pedir informações ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele quer dados sobre o uso do dinheiro de empréstimos nos governos de Wilson Martins (PSB) e Zé Filho (Sem partido).

O líder da oposição Robert Rios afirma que o governo praticou um “roubo”.  “Segunda-feira (20) estamos marcando uma audiência com o procurador da República e com o presidente da Caixa Econômica Federal do Piauí. Os termos do contrato firmado entre o Governo e a Caixa não é válido porque o Governo traiu esses termos. Vamos ao Ministério Público e à Polícia Federal. Seria bom que o deputado João de Deus nos acompanhasse já que ele gosta de explicações”, afirmou.

O deputado João de Deus, líder do governo,  solicitou à Mesa da Casa cópias de todos os documentos, relatórios e pareceres do TCE, em relação a conta do Governo de 2015 e de 2016. Segundo ele, foi informado pelo Tribunal que nas contas desses anos citados, já se encontravam as provas dos desvios de finalidades desses recursos.

Robert Rios pediu cópias das imagens das votações na Casa. “Eu peço também que caso essas contas do governo tenham sido aprovadas, aqui nessa Casa, estou pedindo também cópias das imagens das sessões que aprovaram essas contas. Quero celeridade para com essas cópias,para que a equipe técnica que eu contratei, possa analisar, para que eu possa tomar providências contra esse nefasto do governo, que nessa Casa é liderado pelo deputado João de Deus”, declarou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, Themístocles Filho, respondeu ao deputado Robert Rios que as contas quando chegam do Tribunal de Contas para a Assembleia são encaminhadas para a Comissão de Finanças. “Basta Vossa Excelência solicitar do presidente da Comissão de Finanças. As contas não ficam com o presidente da Assembleia. Só vêm para o presidente depois que a Comissão analisa e submete ao plenário. Esse é o trâmite da matéria”, explicou.

Robert Rios informou que o gabinete da Presidência já encaminhou a solicitação ao presidente Severo Eulálio (PMDB), que preside a Comissão de Finanças. “Presidente quero celeridade no processo para que minha equipe, que contratei e vou pagar, possa analisar tudo o que disse o Tribunal de Contas do Piauí. Para buscar outros elementos que possam existir nessas contas. Quero também ver o parecer dos presidentes da Comissão de Finanças porque a Comissão pode até praticar crimes, se o parecer estiver em confronto e desacordo com as normas. O Tribunal de Contas não julga conta de governo, quem julga as contas é a Assembleia”, finalizou. 

Comente aqui