PESO DO FATOR CIRO NOGUEIRA NA DECISÃO DE FIRMINO FILHO

O PSDB do Piauí vive uma indefinição sobre o caminho que irá seguir na eleição de 2018. O partido espera uma posição do prefeito Firmino Filho sobre uma candidatura ou não do tucano ao governo do estado. O partido também vive a expectativa de Firmino indicar o nome de um vice em alguma chapa da oposição.

Parceria entre Ciro e Firmino cada vez mais consolidada (Foto:JialsonSoares/PoliticaDinamica.com)

Aliados afirmam que Firmino tem acompanhado atentamente as movimentações políticas de oposicionistas e do próprio governador Wellington Dias (PT) para se definir sobre o pleito do próximo ano. Mas um fator será fundamental para que ele possa definir a escolha: a posição do PP.

A relação do tucano com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, é cada vez mais estreita. A parceria ficou mais forte com a filiação da primeira-dama Lucy Silveira ao Partido Progressista. O posicionamento do PP deve ter um peso muito grande em qualquer decisão de Firmino.

Lideranças próximas a Firmino afirmam que se Ciro definir pela oposição a Wellington Dias (PT), Firmino deve ter uma participação decisiva no grupo oposicionista. Dificilmente será como candidato. O mais provável é que ele indique o vice na chapa de um nome como o ex-senador João Vicente Claudino (sem partido).

Porém, caso Ciro se mantenha na base do governador Wellington Dias, o caminho de Firmino pode ser um apoio informal ao petista. A primeira-dama Lucy Silveira também pode assumir um posto de destaque na chapa encabeçada pelo petista. São muitos os caminhos, mas uma definição deve sair apenas depois do carnaval 2018. 

Comente aqui