FLORENTINO RESPONDE SÍLVIO MENDES

Florentino Neto afirma que repasses em atraso estão sendo pagos (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

O secretário de Saúde, Florentino Neto (PT), respondeu às críticas do presidente da Fundação de Saúde, Sílvio Mendes (PP), sobre o atraso nos repassas do estado para a saúde de Teresina. Segundo Florentino, que assumiu a pasta em maio, o pagamento das parcelas em atrasos estão sendo pagas de forma parcelada.

Ele afirma que os pagamentos já começaram a ser feitos juntos com os repasses atuais. “No ano passado houve um certo atraso, mas já foi parcelado. A semana passada eu estive reunido com o Sílvio e já tratamos de outras parcerias. Estamos pagando as parcelas atuais e sempre uma parcela do que ficou em atraso”, disse.

Florentino explica que os recursos se referem ao cofinanciamento da atenção básica. “São vários repasses que o governo faz para o município na área da saúde. Mas o Sílvio se referia especificamente a parcela do cofinanciamento da atenção básica”, afirmou.

Durante visita à Câmara de Vereadores, Sílvio afirmou que Teresina ficou cinco meses sem receber os recursos. “Dividimos as responsabilidades e as dificuldades. Sabemos que o SUS é subfinanciado e não tem dinheiro para fazer o que a lei manda. O estado tem dificuldades e não tem feito o cofinanciamento. O último repasse foi em dezembro do ano passado. E mesmo sem dinheiro as ações não podem parar. Temos boas relações com os secretários estaduais de Fazenda e de Saúde, mas a crise é grave. Sei que as dificuldades devem ser enfrentadas juntas. Não é questão política, isso eu garanto. É falta de dinheiro mesmo”, declarou na ocasião.

Comente aqui