BANCADA DO AMÉM NA CÂMARA DE TERESINA

Jeová Alencar nega que vereadores obedeçam cegamente Firmino Filho (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

A Câmara de Vereadores encerra os trabalhos legislativos e inicia recesso de 15 dias. As atividades da Casa serão retomadas em agosto. O presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar (PSDB), falou sobre o trabalho dos parlamentares e negou que a Casa tenha se tornado refém dos interesses do Palácio da Cidade.

Doas 29 vereadores eleitos em 2016, 26 fazem parte da base de apoio do prefeito Firmino Filho (PSDB). Com uma maioria esmagadora, o tucano não encontra dificuldades para aprovar projetos de interesse do Executivo. A pequena oposição denuncia que a Casa teria virado uma “bancada do amém”.

Jeová afirma que apesar das ligações da maioria dos vereadores com o prefeito Firmino, cada um tem independência para votar naquilo que acredita. “Os poderes são independentes e harmônicos. A oposição faz a sua parte e tem todo nosso respeito. É bom ter uma oposição responsável e que tenha sua visão e temos que respeitar. Tem todo nosso respeito e o tratamento é igual. Não existe dependência com relação ao prefeito. Cada vereador vota como acredita ser o correto. Os vereadores representam determinados segmentos e votam levando em conta isso”, disse.

Sobre a renovação na Casa, Jeová avalia que foi positiva e se diz surpreso com o desempenho de alguns vereadores de primeiro mandato. “Essa renovação foi positiva e uma surpresa agradável. A Casa sofreu uma renovação de quase 50%, são vereadores novos, mas de qualidade. Essa Casa teve 149 leis tramitadas, mais de 2.500 indicações ou requerimentos aprovados, 41 audiências públicas, a Câmara Itinerante, vereadores nos bairros, onde a população se encontra, através das audiências e tentando fazer essa ponte entre o Poder Legislativo e o povo”, afirmou.

Filiado ao PSDB e importante aliado de Firmino, Jeová Alencar elogia a administração municipal. Segundo ele, apesar da grave crise econômica que afeta o país, Firmino tem conseguido manter a prefeitura em relativa tranquilidade.

“O prefeito tem um mandato de muita responsabilidade. Firmino faz grande administração. Apesar de vivermos um momento difícil, Teresina tem se mantido relativamente bem. É a maior crise moral, política e econômica da história. E Teresina não fica distante. Firmino é responsável, tem planejamento e Teresina não parou. Grandes cidades sofrem com atrasos de salários e aqui isso não ocorre. Temos obras andando”, declarou.

Com o apoio de Firmino e de parte da bancada, Jeová poderá ser reeleito presidente. Na última sessão do semestre, os vereadores alteraram a Lei Orgânica do Município permitindo a reeleição. Homem de confiança do prefeito, ele deve ter mais um mandado à frente da presidência da Câmara. 

Comente aqui