TCE-PI visita TCE-SP para aprimorar fiscalização dos órgãos públicos no estado

Uma equipe do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) realizou visita técnica para conhecer os procedimentos das chamadas fiscalizações ordenadas, realizadas com muito sucesso pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP). A ideia é que seja realizado um convênio para a implementação do mecanismo no Piauí.

A comitiva do TCE/PI, formada por Liana Melo – diretora da DFAE (Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual), Geysa Elane Sá – Chefe da Divisão Especializada na Saúde e Hélcio Soares – da Diretoria de Tecnologia de Informação, tiveram a oportunidade de acompanhar uma fiscalização para vistoriar o fornecimento, distribuição e controle de medicamentos na rede de saúde em 221 municípios paulistas.

A ação, realizada em 298 locais – hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), farmácias e almoxarifados –, foi executada in loco’ por 303 agentes de fiscalização do TCE/SP. Os trabalhos puderam ser acompanhados em tempo real pelos interessados por meio de uma central de monitoramento.

Durante seis horas, das 8h às 14h, foram vistoriados itens como o acondicionamento dos medicamentos; as condições de controle no armazenamento e na distribuição dos remédios – inclusive àqueles que são entregues por meio de processos judiciais. A equipe do TCE/PI acompanhou uma ação “in loco” em uma UBS em Guarulhos e também na sala de controle do prédio da Corte de Contas paulista.

 “Nós estamos conhecendo a metodologia das fiscalizações ordenadas para analisar a viabilidade de implantação. O mecanismo já é usado com resultados significativos em São Paulo e a ideia é que implantemos no Piauí”, explica a Chefe da Divisão Especializada na Saúde do TCE/PI, Geysa Elane Sá.


FONTE: Com informações da Assessoria

Comente aqui