Coluna Justiça Dinâmica Política Dinâmica
TCE-PI recebe TCE-RO e apresenta práticas no combate a corrupção

TRIBUNAL DO PIAUÍ FOI ESCOLHIDO POR SER REFERÊNCIA NO PAÍS QUANTO AO TEMA DO COMBATE À CORRUPÇÃO PÚBLICA

15/05/2019 10:08

O Secretário-Geral de Controle Externo, Bruno Botelho Piana e o Secretário Executivo de Controle Externo, Edson Espírito Santo Sena do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estiveram em visita ao Tribunal de Contas do Piauí com o objetivo de conhecer o trabalho de combate a corrupção efetuado pela Corte piauiense.

A visita teve início com a recepção pelo presidente do TCE-PI, o Conselheiro Abelardo Pio Vilanova e em seguida o grupo percorreu as instalações do Tribunal, conhecendo um pouco mais da administração e da organização interna.

Segundo Bruno Botelho, a escolha pela visita ao TCE-PI se dá pela referência exercida pela corte quando o assunto é combate a fraudes e a corrupção. “Os Tribunais de Contas são os órgãos que mais possuem dados da Administração Pública, mas esses dados têm que gerar informação e resultados. No caso do TCE-PI, essas informações estão sendo geradas e estão sendo úteis para o combate à corrupção”, afirmou.

O secretário geral também comentou sobre a importância do desenvolvimento de ferramentas que ajudem no processo de análise de dados. “Quando você trabalha a informação e ela pode ser usual, você consegue desenvolver um sistema para deixar esse processo mais rápido”, pontuou.

De acordo com o Diretor de Gestão de Informações Estratégicas e Combate à Corrupção José Inaldo de Oliveira e Silva, os avanços na inteligência institucional e no controle externo tendem a melhorar a gestão pública. “Quando combatemos a corrupção, consequentemente sobra dinheiro, e isso permite uma administração pública mais eficiente”, concluiu.

A visita seguiu com reuniões e exercícios práticos de fiscalização, e na sexta-feira ocorreu a apresentação das parcerias do TCE-PI com outros órgãos de controle.


FONTE: Com informações da Assessoria

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
MP-PI aciona prefeitos de Barro Duro e Passagem Franca por precariedade em conselhos tutelares
Licitação para concurso em Cocal estaria ilícita, diz MP
Licitação para concurso em Cocal estaria ilícita, diz MP
Magistrados do PI podem pleitear vaga no CNJ
Magistrados do PI podem pleitear vaga no CNJ
AATEPI capacita membros para atuação no mercado
AATEPI capacita membros para atuação no mercado