PERFIL: 'Advogar é vocação', afirma Fábio Viana

Extremamente curioso e ansioso para aprender. Estas eram duas características marcantes do aluno Fábio Viana, sobretudo ao tempo da graduação de Direito, curso pelo qual se apaixonou desde as primeiras lições da ciência jurídica.

Características que agora movem o advogado Fábio Viana, ladeadas da serenidade, responsabilidade e convicção de que seus objetivos serão alcançados.

FOTO: Jailson Soares

HISTÓRIA  E FORMAÇÃO
Natural de Teresina, Fábio Viana é filho de pais servidores públicos federais e tem raízes na cidade de Água Branca. Formado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT, agora Estácio), Fábio Viana decidiu logo que atuaria na advocacia e buscou qualificar-se para o bom exercício de sua profissão. Especialista em Advocacia e Direito Eleitoral pela Escola Superior da Advocacia - ESAPI e Direito Previdenciário pelo CEUT, atualmente estuda pós-graduação em Direito Empresarial na Escola Superior da Advocacia - ESAPI e procura construir um caminho sólido, que lhe permita realizar seus projetos.

EXPERIÊNCIA
Com mais de 11 anos na atividade privativa da Advocacia, Fábio Viana atua no Direito Eleitoral nas cortes especializadas e Direito Público perante os órgãos de controle e Tribunais de Justiça. Como advogado, vivencia os desafios da carreira, principalmente os relacionados à legislação eleitoral, que para ele, precisa ser aperfeiçoada para que permita aos operadores do Direito aplicá-lo de forma mais coesa.

FOTO: Jailson Soares

"A legislação precisa avançar no sentido de aperfeiçoar nosso sistema eleitoral, fortalecendo a relação entre eleitor e candidato, em que a escolha de um, reflita a boa prestação de serviço público do outro, quando este chegar ao Poder. Penso, que um aperfeiçoamento do nosso sistema eleitoral, até mesmo uma mudança, pode deixar o cenário político mais coerente, beneficiando os candidatos, os eleitores e partidos políticos", destaca Fábio Viana.

GESTÃO PROFISSIONAL
Outra observação feita por Fábio Viana é quanto à advocacia na área pública. Ele entende que os órgãos de controle precisam legislar menos e garantir maior segurança aos gestores, bem fiscalizar a boa aplicação dos recursos públicos. Órgãos, que segundo ele, precisam ter cada vez mais gestões baseadas na eficiência e nos modelos de gestão empresarial.

"Eles podem, inclusive, trabalhar a prevenção mais efetiva, que uma repreensão mais dura. Com relação aos tribunais, a efetivação da justiça por meio dos processos eletrônicos, deve ser a tônica e a meta principal. A entrega de uma efetiva prestação jurisdicional, passará necessariamente, por administrações baseadas em gestão de empresas, obedecendo sempre os rigores da lei", pontua.

AS REDES SOCIAIS A FAVOR DA ADVOCACIA
Fábio Viana tem acompanhado de perto a efervescência das redes sociais nas campanhas eleitorais e entende que em meio a esse turbilhão de informações, elas podem ajudar sim todo este processo, ajudar a advocacia. "As redes sociais podem ajudar de forma positiva. A divulgação de trabalhos acadêmicos, cursos e palestras, não dispensa o auxílio das redes sociais", comenta Fábio Viana.

FOTO: Jailson Soares

ADVOGAR É EXERCER UMA VOCAÇÃO
Exercer a advocacia é um dom. Tem que ter vocação. E tudo isso é destacado pelo advogado Fábio Viana quando perguntado sobre o que significa a advocacia em sua vida. "A advocacia deve mover direitos, proteção e justiça. Mas a advocacia é movida por sonhos e vocação", diz.

LIVRO À VISTA
Sonhos que Fábio Viana ainda tem muitos a realizar. Um deles, de cunho profissional, está em curso. "Meu sonho profissional é terminar de escrever meu primeiro livro de direito eleitoral e continuar com outras obras", assinala o advogado, que sempre se manifesta em tom sereno, calmo e com palavras medidas.

FAMÍLIA, AMOR
Tranquilidade contemplada pela família, que para ele é o sentido da vida. Casado com a médica Sariane Ribeiro, Fábio Viana está prestes a conhecer um outro mundo novo e a enfrentar, talvez, o maior de seus desafios, a paternidade.

FOTO: Jailson Soares

"Minha esposa está grávida da minha primeira filha. Será uma menina linda, chamada Liz".

No futuro, Liz poderá ler as publicações do pai, alguns artigos de direito eleitoral e da profissão do advogado, publicados sites especializados e revistas.

Já no final da entrevista, Fábio Viana destaca outras de suas paixões e faz indicações para a jovem advocacia...

Livro: Um Pilar de Ferro
Filme: Contratiempo
Série: El Patron del Má
Time: Flamengo e Barcelona
Lugar: Dois lugares: Água Branca no Piaui, Brasil e Barcelona na Espanha

Comente aqui