No Piauí, Ministro do STJ diz que STF segue boa trilha sobre prisão em 2ª instância

O Ministro Paulo Dias Moura Ribeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), esteve no Piauí recebendo dupla honraria, oferecidas pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

No TJ-PI, recebeu o Colar do Mérito do Judiciário, maior comenda do Poder Judiciário piauiense, que é concedida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços à cultura jurídica ou à Justiça de modo geral. Já na Alepi, recebeu Título de Cidadão Piauiense, em homenagem proposta pelo deputado estadual Henrique Pires.

Em entrevista ao Justiça Dinâmica, o ministro Moura Ribeiro falou sobre a julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que vai definir sobre a prisão ou não após o julgamento em segunda instância, antes do trânsito em julgado e que poderá resultar na colocação em liberdade de vários presos da Operação Lava Jato.

"Imagino que estamos caminhando em uma boa trilha, não sei como o STF decidirá, mas da forma que assim fizer iremos seguir e vamos ficar felizes, por um caminho ou por outro. Nossa estrutura é essa, o Supremo tem a última palavra e vamos trabalhar dessa forma", afirmou o Ministro Moura Ribeiro.

Sobre a atuação do Judiciário atualmente, o ministro destacou que "o Judiciário é sempre o fiel da balança e assim sempre será, funcionando como um poder moderador, importante para a democracia".

HOMENAGEM
"Fiquei bem emocionado com esta homenagem, tal qual quando fui aprovado no concurso para a magistratura em São Paulo. Estou feliz porque é o reconhecimento de um trabalho de 36 anos", avaliou o ministro.

A solenidade foi prestigiada pelos Desembargadores do TJ-PI, Erivan Lopes, Haroldo Rehem, Edvaldo Moura, Paes Landim, Hilo Almeida, Ricardo Gentil, José James, Raimundo Nonato Alencar, Fernando Mendes, Eulália Pinheiro, Oton Mário Lustosa, pelo vice-presidente do TRF1, Desembargador Kássio Nunes Marques, pelo advogados Marcus Vinícius Furtado Coêlho, representando o Conselho Federal da OAB, pelo Secretário Geral da OAB, advogado Leonardo Soares, familiares e amigos do homenageado e servidores do TJ-PI.

SOLENIDADE NO TJ-PI
Solenidade no TJ-PI. Na foto, o Desembargador Sebastião Martins (esq) e o Ministro Moura Ribeiro

SOLENIDADE NA ALEPI

Comente aqui