'Judiciário do PI deverá ser 100% digital em dois anos'

Seis meses após assumir a presidência do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) o Desembargador Sebastião Ribeiro Martins fez uma avaliação do trabalho desenvolvido frente ao Judiciário estadual. Ele foi o entrevistado nesta segunda-feira (24/06) do Justiça Dinâmica, na FM O Dia.

Na entrevista, o Desembargador Sebastião Martins falou sobre o cronograma do concurso dos cartórios, sobre as ações do Tribunal na implementação das políticas de autocomposição, processo judicial eletrônico e as novas obras que serão realizadas. Ele explicou ainda sobre o que deverá funcionar no atual prédio do TJ, quando o novo Palácio for inaugurado.

"O novo prédio vai contemplar os gabinetes dos Desembargadores, o Tribunal Pleno e seis Câmaras, além das secretarias administrativas nestes dois prédios iniciais. É uma obra com investimentos de cerca de R$ 47 milhões. No atual prédio irão funcionar as Turmas Recursais, além das Varas da Fazenda Pública que hoje funcionam em um prédio alugado próximo ao TJ", afirmou o Presidente Sebastião Martins.

FIM DOS PROCESSOS FÍSICOS
Outro importante destaque foi quanto ao processo de digitalização dos processos físicos, tendo em vista que o Tribunal trabalha para acabar com os processos desta natureza.

"Os novos processos cíveis da capital já são todos digitais. Os processos de execução penal já são 100% digitais. No TJ, no segundo grau, os processos que chegam agora são totalmente eletrônicos. O maior desafio é quanto aos processos criminais, porque o próprio CNJ ainda não nos enviou o PJe criminal, mas tão logo nos forneça este módulo, caminharemos para a implantação e talvez daqui a dois anos tenhamos um Tribunal 100% digital", pontuou o desembargador Presidente.

MEDIAÇÃO
Para o Presidente do TJ-PI a conciliação e mediação é uma das alternativas importantes para a solução de conflitos e redução do número de processos que chegam ao Judiciário. "A conciliação resolve duas coisas, o processo e estabelece a paz entre as partes, além de aumentar a produtividade dos magistrados".

PRODUTIVIDADE
Sebastião Martins voltou a destacar o que anunciou ser sua bandeira de gestão, que é o aumento da produtividade. Ele elencou importantes ações como o PJe, o Plenário virtual, a nomeação de assessores e a estruturação física do Judiciário com a inauguração de novos Fóruns em Pedro II e Floriano, que devem ocorrer ao longo dos próximos anos.

VEJA A ENTREVISTA

Comente aqui