Especialistas apontam fatores que contribuem para crimes passionais


Como é possível uma relação de amor acabar em um crime? Esta intrigante questão foi tema de debate no Programa Palavra Aberta Ajuspi, exibido na TV Assembleia.

Apresentado pelo jornalista Thiago Moraes, o programa trouxe a participação da advogada Michele Amorim e da Antropóloga Ianne Macedo, que destacaram os principais pontos que envolvem estes crimes oriundos de uma relação amorosa.

Para elas, são diversos fatores, mas o machismo, a falta de educação correta e até aspectos culturais somam para este triste dado, que com a chegada da Lei Maria da Penha, evidenciou os inúmeros casos de crimes contra a mulher.

"O Piauí tem se destacado nas ações de enfrentamento aos crimes passionais, muitos deles, contra a mulher. No entanto, observamos ainda uma cultura muito forte por conta do machismo e até uma regressão devido ao momento político-social que vivemos no país. Há uma involução do pensamento para com o outro. Há muito sentimento de posse, de paixão, de decidir sobre o corpo do outro, de não respeitar o próximo", avaliou a advogada Michele Amorim.

"Avaliando o cenário brasileiro percebemos que tivemos um aumento de feminicídio e redução de homicídios com mulheres. Logo, ouve aí um fator, que é a retomada deste cenário político de extrema direita, uma retomada do discurso religioso. São muitos fatores, no entanto, o que mais ocorre é a resistência de mulheres vítimas em denunciar, principalmente as de baixa escolaridade. Em muitos casos há receio de denunciar em virtude de sua vivência religiosa", aponta a antropóloga Ianne Macedo.

O programa será reprisado na próxima quinta-feira (23/01), às 14h30. Vale muito a pena conferir.


Comente aqui