Coluna Justiça Dinâmica Política Dinâmica
Em ação do MPF, justiça condena ex-gestor de Boqueirão do Piauí

FORAM DETECTADAS IRREGULARIDADES NO CONVÊNIO CELEBRADO ENTRE O FUNDEF E O MUNICÍPIO PIAUIENSE

09/09/2019 14:28 - Atualizado em 09/09/2019 14:40

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) no Piauí, a 1ª Vara da Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Boqueirão do Piauí, Raimundo Nonato Soares, por crime cometido durante sua gestão entre os anos de 1997/2000.

De acordo com a ação penal, de autoria do procurador da República Marco Túlio Lustosa Caminha, durante o mandato do ex-gestor, o Município recebeu recursos do Fundef os quais praticou ilicitudes como contratar sem licitação empresa de construção da qual é sócio e proprietário para realizar obras e serviços públicos, assinando por várias vezes notas de empenho em seu favor; utilizar recursos proveniente do Fundo indevidamente em outras finalidades que não a Educação, como para pagamento de subsídios dele e do vice-prefeito.

O Juízo da 1ª Vara Federal julgou parcialmente procedente a denúncia do MPF e condenou o ex-prefeito de Boqueirão do Piauí, Raimundo Nonato Soares, pela prática do crime previsto no art. 1º, I, do Decreto Lei 201/67 à pena de 4 anos e 6 meses de reclusão, por utilizar os recursos do Fundef para pagamento da própria remuneração, bem como do vice-prefeito, em detrimento dos professores que ficaram sem receber os rendimentos que lhes eram devidos.

A pena privativa de liberdade de réu será cumprida inicialmente em regime semi-aberto (CP, art. 33, §§2º, alínea ”b”, e 3º).

O Juízo também condenou o réu à inabilitação para o exercício de qualquer cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, pelo prazo de 5 anos (art. 1º, §2º, do Decreto-Lei nº 201/67), a qual deverá vigorar após o trânsito em julgado e enquanto perdurarem seus efeitos.

Ao réu foi concedido o direito de recorrer em liberdade.


FONTE: Com informações da Assessoria

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
Advogada explica efeitos práticos da cassação dos vereadores em Valença-PI
Advogada explica efeitos práticos da cassação dos vereadores em Valença-PI
Câmara conclui votação de nova lei de licitações; texto volta ao Senado
Presidente sanciona lei que amplia posse de arma para propriedade rural
Senado altera projeto de lei que muda regras para eleições municipais
Senado altera projeto de lei que muda regras para eleições municipais