Comissão da OAB-PI avalia paradas na Frei Serafim

A Comissão de Direito do Trânsito, representada por seu presidente Carlos Terto, esteve na Câmara Municipal de Teresina na quinta-feira, 11.04, atendendo proposição do vereador Edilberto Borges - Dudu (PT) para participar de audiência pública sobre a implantação de paradas de ônibus no canteiro central da avenida Frei Serafim, fazendo parte do sistema de integração do transporte público da Capital. Também estiveram presentes o Ministério Público, Procuradoria do Município, engenharia da secretaria municipal de Transportes (STRANS), representante da Universidade Federal do Piauí e de movimentos sociais.

Foram levantados diversos entraves quanto à construção de outras paradas do sistema de integração como, por exemplo, a eventual não conclusão das obras, a retirada de ciclovias, segurança dos usuários nas paradas. Todos foram categóricos quanto a ausência de um diálogo mais próximo com a sociedade quanto a implantação das paradas ao longo da Frei Serafim, tendo em vista a importância não só em mobilidade mas também patrimonial da mesma para a cidade de Teresina.

O presidente da Comissão de Direito do Trânsito chamou atenção para a ausência de aplicação da política nacional de mobilidade urbana no sistema de integração, onde não são contemplados ciclistas e pedestres. Foi pedido ainda que na construção das paradas sejam observadas as regras de trânsito no que tange à sinalização para evitar acidentes.

Também foi citada a necessidade de mais transparência na administração das verbas destinadas à construção das paradas, haja vista que algumas estão com a execução paralisada, como é o caso das planejadas para a avenida Duque de Caxias, na zona norte.

Ao final o vereador Dudu sugeriu que uma nova audiência seja realizada, desta vez na UFPI, com a presença da comunidade estudantil, OAB-PI, Ministério Público, executivo municipal e vereadores.


FONTE: Com informações da Assessoria

Comente aqui