Ao atender via Skype, quero facilitar a atuação dos advogados, diz Férrer

Em entrevista ao Justiça Dinâmica o Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Thiago Férrer afirmou que a decisão de implantar, no âmbito da Corte Eleitoral, a "Audiência Virtual", se deu para atender demanda provocada pelos advogados eleitoralistas que militam naquela justiça especializada. A Audiência Virtual acontecerá via Skype e vai permitir que o magistrado realize atendimentos às segundas e terças de forma previamente agendada.

"A ideia surgiu do contato direto que temos com os advogados. Eu estou sempre por lá, mas eventualmente encontramos com advogados que sentiam a necessidade de uma ferramenta online que facilitasse alguns procedimentos processuais. Assim, este atendimento online vai economizar tempo dos advogados, até porque vir ao TRE-PI para um ato processual, que poderia ser realizado de forma eletrônica é complicado, ainda mais com a falta de estacionamento no entorno do prédio. Logo, decidimos implantar esta ferramenta, que é segura, que permite a interação em tempo real em um ambiente virtual, mantendo a mesma qualidade do atendimento que procuro dispensar presencialmente. É, sim, uma forma de melhorar nossa prestação jurisdicional e ajudar a atuação dos advogados", explica Thiago Férrer, que antes da nomeação para o cargo de juiz era advogado eleitoralista militante.

O magistrado acrescenta ainda que o sistema vem beneficiar os advogados do interior, que muitas vezes só para realizar um despacho eram obrigados a percorrer centenas de quilômetros. "Em alguns casos até deixam de despachar por conta desta situação de deslocamento. Essa ferramenta tende a atender aos anseios da advocacia", pontua o juiz.

ATO LOUVÁVEL
O Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PI, Emmanuel Fonsêca de Souza, aprova a iniciativa da Audiência Virtual. "A OAB/PI e a Comissão de Direito Eleitoral recebe com muita satisfação a iniciativa do Dr. Thiago Ferrer de criar esse novo mecanismo de acesso ao judiciário e de comunicação entre o advogado e os julgadores.O Dr. Thiago Ferrer se mostra um magistrado atualizado com os novos instrumentos tecnológicos, que apenas melhora a prestação jurisdicional. Sem dúvidas este será um mecanismo que facilitará a atuação de advogados que possuam dificuldades de estarem presencialmente na sede do TRE/PI, seja em razão da distância ou de limitação na locomoção.Por isso, temos a agradecer e incentivar práticas como esta", comemora, em entrevista concedida à imprensa oficial do TRE-PI.

VEJA COMO SE DARÁ O PROCESSO.pdf

Comente aqui