ABJD-PI atuará contra atos que ataquem a democracia

Implantado no Piauí recentemente, o Núcleo da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - ABJD, terá como missão debater aspectos relevantes acerca da democracia, tanto pedagogicamente quanto repressivamente.

Foi o que destacou em entrevista o Defensor Público Darcio Rufino, que integra a associação. Ele explicou que a ABJD atuará de forma pedagógica, formando uma consciência democrática nas pessoas e também com a propositura de ações junto aos órgãos de justiça em defesa de direitos.

"Temos duas formas básicas de atuação. A primeira é a formação da consciência democrática das pessoas com palestras, campanhas no sentido de esclarecer sobre a importância dos princípios democráticos e de que todos nós somos fiscais destas regras democráticas. É uma atividade pedagógica da ABJD. Em segundo, atuamos, em sendo necessário, com a proposição de ações junto aos órgãos de justiça na defesa de direitos, na luta contra atitudes arbitrárias, sobretudo, no sistema de justiça", esclarece Darcio Rufino.

A ABJD tem atuação em todo o país, tendo a frente em nível nacional o advogado Cézar Britto, ex-presidente do Conselho Federal da OAB.

Comente aqui