ELEITOR VEM A TERESINA DE JUMENTO APÓS VITÓRIA DOS SEUS CANDIDATOS

Percurso deve ser concluído na sexta-feira (4)  (Foto: Marcelo Buainain)

Por Gustavo Almeida

O candidato ganha a eleição e quem paga a conta é o pobre jumento. Isso mesmo! Um eleitor da cidade de Batalha, a 160 km de Teresina, fez uma promessa bizarra para cumprir caso os seus candidatos a prefeito e vereador saíssem vitoriosos nas urnas: vir até a capital montado em um jumento.

Com a vitória do vereador e de João Messias (PP) para prefeito, chegou a hora de pagar a promessa. O eleitor identificado como José Alves Pereira saiu de Batalha na manhã desta terça-feira (1º) e a expectativa é chegar em Teresina até a sexta-feira (4). A demora irá ocorrer porque eleitor e jumento vêm num ritmo devagar, segundo ele, para não estressar o animal.

O objetivo da viagem é depositar R$ 50 no cofre de ofertas da Igreja de São Benedito, ação que também faz parte da promessa. O templo está fechado para celebrações devido a uma reforma após desabamento de parte do teto. Em entrevista a um site da cidade, o eleitor afirmou que deu início à procura pelo jegue logo após a confirmação do resultado.

Eleitor colocará oferta na Igreja de São Benedito (Foto: Régis Falcão)

A chegada na capital será pela Ladeira do Uruguai e depois ele segue a pé até a igreja. Para a alegria do jumento, a volta não será com o eleitor montado, pois o vice-prefeito eleito prometeu levar o homem de carro de volta para sua casa. O jumento também vai de carona.

Os papéis andam mesmo invertidos. Em vez dos políticos fazerem e cumprirem suas promessas, os eleitores é que o fazem. O caso de Batalha não é o primeiro. Uma eleitora do empresário Maninho Atacadista (PSB), reeleito prefeito de Coronel José Dias, no Sul do estado, caminhou mais de 30 km a pé de uma cidade a outra após a vitória dele.

Se as promessas dos candidatos eleitos fossem cumpridas tão rapidamente como a desses eleitores, seria interessante. O problema é que eles não costumam cumprir o que dizem e, quando cumprem, é em ritmo bem lento, igual a viagem do jegue e do eleitor até Teresina.

Comente aqui