Uma crônica sobre o maior clássico espanhol

Vou replicar uma crônica publicada hoje em uma página dos torcedores do Real Madrid no Brasil. Com 7.433 seguidores, a fanpage Real Madrid Eternamente tem um ilustre torcedor piauiense, o jornalista castelense, Douglas Cordeiro, diretor de jornalismo da TV Antena 10. Cordeiro, bom de texto, é o autor deste olhar agudo e cirúrgico sobre a batalha ocorrida sábado, 2. A vitória do Real Madrid sobre o Barcelona, na casa do adversário, foi surpreendente. O gol do Cristiano Ronaldo, que selou a vitória, foi uma pintura. No final do texto, um vídeo com o resumo do jogo e os gols da partidaça.

Jornalista Douglas Cordeiro (reprodução/Facebook)

BARCELONA x REAL MADRID: BARÇA PLANEJAVA MUITO MAIS DO QUE UMA VITÓRIA

Era para ser uma festa do Barcelona e muito mais do que uma derrota, uma humilhação para o Real Madrid. No último encontro, o time catalão aplicou uma goleada de quatro a zero sobre os merengues, em pleno Santiago Bernabéu. Só que o Barcelona queria mais e planejava sacramentar sua suposta superioridade e atingir de morte, a autoestima dos madridistas.

Um dia de homenagens ao craque Johan Cruijff, Camp Nou com quase cem mil pessoas, vários ex-presidentes do Barça na tribuna de honra, a invencibilidade de trinta e nove partidas, o gol de número quinhentos de Lionel Messi, mostrar que o trio MSN (Messi, Suarez e Neymar) era melhor do que o BBC (Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo) e uma espécie de conquista antecipada da Liga BBVA com a vitória. O Barcelona entrou com um favoritismo jamais visto na história recente do El Clasico.

Só que o Real Madrid também sabia de tudo isso, como sabia também da importância da sua camisa, que não existe invencibilidade eterna e que também possui, assim como seu maior rival, alguns dos maiores jogadores do mundo.

Print da fanpage Real Madrid Eternamente, que tem quase 7.500 seguidores no facebook

A equipe de Madrid entrou compacta, com linhas de marcação próximas, com o trio MSN marcado, aproveitando os contra-ataques e encarando de frente seu adversário. O Barcelona perdeu muitos gols. O Real Madrid também. O Barcelona foi superior por muitas vezes em campo. O Real Madrid também. O Barcelona levou muita pancada. O Real Madrid também. Se os gols do Barcelona tivessem entrado, a história era outra. Mas se os gols do Real também tivessem entrado e gol do Bale não tivesse sido mal anulado, a história seria outra, com uma vitória ainda maior.

Sobre o esquema mais defensivo do Real, ao contrário do que se comentou, não significava medo do adversário, mas inteligência tática. Zinédine Zidane sabe da qualidade do Barcelona e do momento de superioridade do rival. Seria um erro de avaliação jogar diferente diante de uma equipe com tanta qualidade, competência e que jogava em casa.

Os craques concentrados antes do início da peleja (reprodução/internet)

A vitória do time de Madrid, recupera o ânimo do time, restabelece a confiança dos jogadores, reconquista o respeito por uma das camisas mais importantes do futebol mundial e traz de volta um maior equilíbrio entre os dois clubes, o que é maravilhoso para o futebol.

No final, vitória madridista, de virada, no camp nou, com um jogador a menos e com gol do Cristano Ronaldo em cima do falastrão Daniel Alves.

Bom, parece que diante da festa que o Barcelona tinha preparado, o que deu certo de verdade foi apenas o reconhecimento da importância de Cruijff para o Barça e para o futebol. Mas essa homenagem, nós também fazemos e temos a certeza que onde ele estiver, como amante do bom futebol, deve ter aplaudido o jogo e a vitória do Real Madrid.

Comente aqui