Rede Sustentabilidade no Piauí investe em formação política

A Rede Sustentabilidade Piauí realizou durante a manhã de hoje, 19, e parte da tarde a palestra e debate "Nova Política no Combate à Corrupção". É o início de um processo construtivo de formação política de seus componentes. Durante o evento, os membros do partido exporam suas ideias sobre o atual panorama político e o caos em que se encontra mergulhado o país.

Como em todo partido, as ideias muitas vezes divergentes ficaram claras e foram defendidas com falas que duravam, em média, cinco minutos. Felizmente e diferentemente de muitas agremiações partidárias, o novo partido vê todas as diferenças como uma riqueza para a densidade de ideias, não excluindo de todo suas divergências, mas acatando-as como parte complementar do grande caldo de posicionamentos.

Palestra esclarecedora

O professor Cláudio Vasconcelos afirmou que o momento é propício para fundamentar e combater o endêmico cenário corrupto em que o universo político está assentado. O pensador destacou que as redes sociais tem importância cabal para manifestar o protagonismo da informação, destronando a função assumida quase que exclusivamente pelos veículos de comunicação.

O palestrante acredita que há também muitas distorções nas informações postadas decorrentes de uma polarização político-partidária na história recente do Brasil. Vasconcelos ilustrou que a Rede Sustentabilidade tem todas as ferramentas para assumir o papel de levar a frente a tarefa de serenizar o discurso, abrindo uma nova frente, rompendo a dicotomia ora estabelecida.

Gercilane Amorim, Cláudio Vasconcelos e Dionísio Carvalho Neto

Porta-vozes

Para o porta-voz da Rede no Piauí, Dionísio Carvalho Neto, é preciso estar alerta para não sofrer as consequências da manipulação da social media ao consumir apenas um lado das informações, limitando uma visão ampla do cenário postado. O dirigente aposta que o processo de formação política de seus membros deve ser ampliado por uma visão mais holística, distanciada da atual polarização.

Gercilane Amorim, que também ocupa o papel de porta-voz do partido em nível estadual, destacou os valores e princípios da Rede Sustentabilidade, colocados em seu estatuto. A representante usou como paradigma para que os filiados e simpatizantes encontrem o caminho da convergência, mesmo defendendo suas convicções, em busca de uma cultura de luta, mas, essencialmente, de paz.

Elo de Teresina e formação política

A Rede Sustentabilidade deve realizar até o início do mês de abril a construção de seu elo municipal em Teresina, visando garantir legalmente sua participação na eleição deste ano na capital piauiense. No partido, o elo corresponde à nomenclatura popularizada como diretório, entre as demais agremiações. 

O trabalho de formação política deve prosseguir em futuros debates e palestras. O reforço da construção partidária se dará com a participação de cientistas políticos e sociólogos, levando a oportunidade de seus membros adentrarem mais a fundo no conhecimento do universo político para fundamentar com mais propriedade seus discursos. 

Comente aqui