"Fez um desembarque fascinante"

"É hoje!", o samba de enredo da União da Ilha é uma das composições mais tocadas e lembradas, desde 1982. Vamos aproveitar um trecho: "Fez um desembarque fascinante no maior show da terra. Será que eu serei o dono dessa festa? Um rei no meio de uma gente tão modesta."

Alguns dizem que o barco está afundando e o "salve-se quem puder" vem à tona nas mentes de quem ouve o alerta de "abandonar o navio!" - creio que o navio não está afundando e nem vai afundar. Ele está encalhado. Bateu nos recifes e não vai sair tão cedo, porque a maré está baixa. Enquanto a água não vier em bom volume, vai ficar do jeito que está.

Alguém do comando cometeu o erro de não olhar o sinal do farol para o perigo iminente e, irresponsavelmente, deixou o acidente acontecer. Por enquanto, não há solução que não seja deixar a embarcação e encontrar terra firme. Quem é que vai ficar num navio que encalhou? Não sai do lugar. Nem pra frente nem pra trás. A saída não está à esquerda, muitos menos à direita. A saída é para fora. Todos! Uma boa limpeza no portentoso navio e, quem sabe, com alguma sorte ele volte a navegar. 

Não culpemos quem quer deixar a embarcação. Ou você iria ficar em algo que não tem futuro? Se tiver alguma tendência masoquista, talvez. Mas pensemos bem, sem paixão (se isso for possível): quem é que quer ficar num veículo que não leva a lugar nenhum? O instinto de sobrevivência fala mais alto. Grita! 

Comente aqui