Memória fotográfica: a voz poderosa do cantor Gomes Brasil

A partir de hoje, vamos iniciar uma sessão nesta coluna. Quero trazer muitas fotos emblemáticas para a gente ficar olhando e tentar captar a energia de algum momento ímpar no Memória Fotográfica. Pode ser local, nacional, mundial e até extraterrestre, se conseguirem. Aceito sugestões. Podem enviar para o email da coluna: [email protected]

A de hoje, é do grande cantor Gomes Brasil. Uma criatura que gosto muito. Nos conhecemos há mais de 20 anos e mantemos uma amizade sólida. Somos até parceiros em algumas composições. Uma delas, gostamos muito e é quase impossível não a cantarmos quando nos encontramos. A autoria da canção, um reggae, estende-se ao querido Tom Zé de Abreu.

A foto abaixo foi tirada em uma festa promovida pelo Grupo Coisa de Nêgo. Lá naquela antiga sede que seus membros mantinham no Centro de Teresina. Na Rua Barroso, ao lado da Escola Estadual Zacarias de Góis, o Liceu Piauiense. Aconteceram noites magistrais de muita música, dança e encontros mágicos. A foto foi numa dessas noitadas encantadoras. Gomes estava sob uma latada coberta com lona. A chuva ia e voltava, mas não desanimava os festeiros.

A voz poderosa de Gomes é conhecidíssima. Já correu o mundo mostrando a potência de seu timbre inconfundível. Hoje reside no bairro Monte Castelo, na capital mafrense, seu nascedouro. Vai bem do mais poderoso grave a agudos impressionantes. Tudo através da intuição. Não se sabe de maiores conhecimentos técnicos. Se houver, muito pouco. O que faz tudo mais mágico e nos fortalece a certeza de que ele nasceu pra cantar. 

A foto foi tirada por mim, através de uma cybershot Sony, daquelas com poucos recursos. De vez em quando até rendia belas imagens. Essa é uma delas. Menos pela qualidade técnica e mais pelo flagrante do momento. Pegou na veia. A força da expressão repara as dificuldades de acabamento. Não tem photoshop. O ano eu não lembro, mas tem mais de 10 anos, com certeza.

Gomes Brasil, a voz poderosa do Piauí (Willian Tito)

Comente aqui