Coluna Ubiraci Rocha Política Dinâmica
A Alemanha democrática e de economia vigorosa

A Alemanha de hoje é uma Nação extremamente vigorosa na sua economia, e politicamente aberta e democrática, a ponto de se tornar uma grande referência para as demais nações do mundo

17/02/2016 21:05 - Atualizado em 17/02/2016 22:35

A deflagração do maior conflito da humanidade - a Segunda Guerra Mundial - tem sua origem com a tentativa de implementação por parte da Alemanha de Hitler, do nazismo como política de Estado. Nessa esteira de pensamento, a Itália de Mussoline adere a tal política tornando realidade também o fascismo. No caso alemão, o ambiente pós-Primeira Guerra se mostra propício ao avanço do III Reich, dado que o Tratado de Versalles impôs, de certa maneira, um status humilhante ao povo alemão, que resultou em desvalorização de sua moeda e inflação em níveis galopantes, a ponto de um saco de dinheiro literalmente pouco comprar. Nasce, assim, Hitler!

Com um discurso forte e apelativo, viu nesse clima de desesperança e incerteza a possibilidade de fazer valer seu pensamento político e se firmar diante da nação alemã, naturalmente ávida pelo restabelecimento de sua dignidade, principalmente no seio do continente europeu.

Como se vê, do ponto de vista histórico, o avanço de qualquer concepção de poder - por mais equivocado que seja -, ganha corpo em razão do estabelecimento circunstancial da desesperança de um povo, ou de uma nação. E nada mais vulnerável às distorções do poder do que tirar da sociedade a possibilidade de sonhar com o “day after”, o depois, o dia de amanhã. Esse é o momento político da aventura, e do aventureiro!

No Brasil, por exemplo, o clima de corrupção e o aviltamento dos salários com a inflação sem controle, pode levar o país a esse clima de incerteza e um ambiente de insegurança. Não é confortável ouvir que o Brasil tinha tudo para se tornar uma das economias mais respeitadas no mundo. Mas é racional saber que é possível se reestabelecer a esperança, se naturalmente houver mudança de atitude e de rumo. E os alemães - por terem cometido grandes erros políticos - podem nos dar uma lição no tocante ao redirecionamento de sua política e economia após a derrota na Segunda Guerra. O que se vê hoje é uma Nação extremamente vigorosa na sua economia, e politicamente aberta e democrática, a ponto de se tornar uma grande referência na comunidade europeia e, como de resto, para as demais nações do mundo.

(Artigo escrito na cidade de Munique, na Alemanha)

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
A EXPERIÊNCIA MEXICANA
A desconstrução conceitual de feminicídio
Audiência de custódia
​A descriminalização do uso de droga