Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
"LIBERDADE DE IMPRENSA NÃO É CONSTRUÍDA POR ROBÔS"

MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES AFIRMA QUE MILÍCIAS DIGITAIS TENTAM COAGIR A IMPRENSA TRADICIONAL E FEREM A LIBERDADE DE IMPRENSA

28/05/2020 11:14 - Atualizado em 28/05/2020 11:26

Ministro do STF critica atuação de milícias digitais (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), repudiou na quarta-feira (27) agressões e ameaças a jornalistas, físicas ou virtuais. Ele afirmou que parece haver uma tentativa de “milícias digitais” de coagir a imprensa tradicional, o que fere a liberdade de imprensa e o direito da população de obter informação com isenção.

“A liberdade de imprensa não é construída por robôs, o que é construído por robôs são as fake news”, disse. “Ao agredir os jornalistas, ao possibilitar essas milícias digitais, se permitirmos isso, o que nós estaremos permitindo é um ataque à liberdade de imprensa”, afirmou.

O ministro participou do seminário “Liberdade de imprensa - Justiça e Segurança dos jornalistas” realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com apoio da ESPM e da Faculdade de Direito da USP.

Moraes preside o inquérito do Supremo que apura ataques à Corte. Na quarta-feira foi deflagrada operação da Polícia Federal para cumprir mandados judiciais contra empresários, blogueiros e parlamentares por suposta produção e disseminação de notícias falsas.

“Hoje o que me parece é que essas milícias digitais, essas criminosas associações que se transformaram em milícias digitais nas redes, o que vêm fazendo e o que pretendem fazer é coagir a imprensa tradicional e os jornalistas tradicionais na sua liberdade de manifestação, na sua liberdade de crítica”, afirmou o ministro.

Moraes disse que "não podemos nos enganar nas coisas que aparentemente são difusas para coibir um dos pilares da democracia que é a liberdade de imprensa”.

Fonte: G1

Comente!

ANTERIOR

DEPUTADO JÚLIO CÉSAR VIRA “META ELEITORAL” EM CURRAL NOVO DO PIAUÍ

PRÓXIMA

JOÃO PEREIRA DEFENDE INCENTIVO NA CONTRATAÇÃO DE JOVENS PARA 1º EMPREGO